Pezão se reúne com representantes das cidades atingidas pelas chuvas
O Governo estuda a mudança de algumas unidades de saúde atingidas
Depois de visitar Italva e Cardoso Moreira, o Vice Governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, se encontra na tarde desta segunda-feira (09/01) com os representantes das cidades atingidas pelas chuvas de janeiro. O secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes também participa da reunião.
Na primeira cidade visita, Italva, o vice-governador e o secretário de Saúde se reuniram com o prefeito Joelson Soares, para definir ações de ajuda à população da cidade. Italva é uma das nove cidades que decretaram situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil. O posto de saúde e o hospital da cidade ficaram submersos e a prefeitura vai montar um espaço alternativo para atender à população.
De acordo com o secretário Sérgio Côrtes, a reunião também tem como objetivo levantar as necessidades em cada cidade, além de discutir mudanças de endereço das unidades de saúde e a elaboração de cursos da secretaria. “Nós vamos discutir com os prefeitos a possibilidade de retirar as unidades de saúde localizadas em locais vulneráveis a enchentes e a transformação de unidades básicas em Clínicas de Saúde. Também vamos organizar cursos técnicos, ainda para esta semana, sobre cuidados de prevenção, sintomas e tratamento de doenças que costumam aparecer após as cheias, como a leptospirose”, disse.
HOSPITAIS
As cidades de Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Cardoso Moreira e Cambuci também tiveram problemas com o atendimento médico. Em Itaperuna o Posto de Urgência teve que ser fechado e o atendimento transferido para outros locais. Em Pádua o principal hospital da cidade também foi fechado e o atendimento foi transferido para uma escola estadual. Nas outras cidades os pacientes tiveram que chegar de barco.
INVESTIMENTOS
Em Cardoso Moreira o Vice Governador explicou que os investimentos feitos pelo governo após as enchentes de 2008 foram primordiais para que neste ano a situação não fosse tão grave. “Depois da enchente de 2008 o Governo do Estado fez um grande investimento no Norte e no Noroeste Fluminense, estes investimentos ajudaram a minimizar os impactos das chuvas este ano. As previsões já alertavam para uma grande enchente, que veio, mas os prejuízos foram poucos e também tivemos poucas vítimas graves”, disse.
Pezão informou também que ainda não há uma previsão de quanto vai ser investido para a recuperação das cidades, mas a verba já está sendo disponibilizada. “Só depois que as águas baixarem é que nós teremos condições de saber o quanto será necessário investir para a recuperação das cidades atingidas, mas eu posso afirmar que as verbas já estão sendo disponibilizadas”, concluiu.
fonte:Ururau.com
fonte:Ururau.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário