sexta-feira, 30 de abril de 2010

Paisagismo em Presidente Kennedy

urbanizacao_antes_depois A Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está trabalhando para melhorar as condições paisagísticas e urbanísticas do município, desde o começo do mês de abril. O projeto Cidade Verde, que é uma criação da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da administração atual, foi implantado com o objetivo principal de recuperação das áreas degradas, manutenção em todas as obras executadas pelo município e ainda, a constante manutenção dos parques e jardins kennedense.
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Márcio Alves, esse projeto começou há poucos dias e já está sendo muito bem recebido pela população. “Quem é que não gosta de ver o lugar onde vive bem cuidado, tratado e embelezado? Estamos trabalhando para humanizar as áreas publicas e buscar o resgate da alto-estima da população local, através de construção de áreas de lazer e convivência.”, enfatiza ele.
Presidente Kennedy é um município composto por áreas verdes com vários tipos de vegetação espontânea e introduzida, abrangendo área de restinga litorânea com espécies nativas, até os jardins e gramados cultivados e por áreas baldias que necessitam de trabalhos de urbanização que possam proporcionar o convívio e o lazer da população.
Márcio explica ainda que o projeto funcionará em todo o município kennedense e não irá beneficiar apenas a sede. “Temos uma extensão de 588 km² e por isso, esse projeto irá recuperar o município inteiro, desde a sede quanto as mais distantes localidades. Iremos a cada cantinho analisar a situação e ver o que pode ser feito.”.
PAISAGISMO Para o prefeito Reginaldo Quinta, a melhor coisa deste projeto foi à geração de emprego e a movimentação da economia local. “Com a execução do projeto Cidade Verde, conseguimos gerar 70 empregos diretos, fora os indiretos e ainda, movimentar a nossa economia local, já que todo o material utilizado para a urbanização e execução paisagística está sendo adquiridos com os nossos comerciantes. Isso é de grande valia para ajudar no desenvolvimento e crescimento local, no que tange a geração de emprego e renda.”, fala ele.
Outro detalhe importante que está sendo levado em conta pela secretaria de meio ambiente, é a questão da formação do ecossistema florístico e zoológico silvestre. “Com essa formação, estaremos atuando na proteção dos solos, evitando os efeitos da erosão e contribuindo para as condições paisagísticas.”, explica Márcio. Ele continuando dizendo que todas as plantas, árvores e arbustos que são retirados das localidades onde o trabalho de paisagismo está sendo realizado, são levados para a Secretaria de Meio Ambiente e lá, são recuperadas. “Essa á uma grande vantagem de se trabalhar com o paisagismo. Enquanto em uma localidade o trabalho está sendo realizado, nós da Secretaria estamos trabalhando na recuperação das árvores para serem utilizadas nas áreas de convivência que serão criadas nas localidades. Estamos economizando verba e ainda, replantando essas árvores. Aproveitamos o máximo possível da vegetação”.
Para a realização de tudo isso que está previsto pelo projeto Cidade Verde, foi realizado um convênio para contratar uma empresa por licitação e através de um convênio. “Pelo convênio, nós fizemos uma estimativa de quanto iremos precisar para que o projeto possa ser realizado. O que não significa dizer que vamos utilizar essa verba. Se ao final de sua execução o serviço tenho sido comprido de acordo com o previsto e com os projetos aprovados, esse dinheiro poderá ser utilizado para outros serviços.”, explica o Reginaldo. Ele lembra que o convênio tem validade de um ano e que os serviços são pagos mensalmente, de acordo com o que foi executado.

paisagismo2 Vale lembrar que a empresa contratada ficou com a responsabilidade de lavagem, reparos e manutenção dos equipamentos, máquinas, tratores e etc., das licenças ambientais cabíveis para transporte dos resíduos oriundos de manutenção (restos vegetais e entulhos inertes), devendo ainda dispor de área ou termo com o proprietário de aterro sanitário ou local previamente licenciado pelos órgãos ambientais competentes.
As praças contempladas, inicialmente, pelo projeto Cidade Verde são: Manoel Fricks Jordão, Nilton Fontana, Monumento a Bíblia, Antonio Araújo Aguiar, São Salvador, Narciso Araújo (Jaqueira) e Santo Eduardo. As praças em processo de licitação e que também serão trabalhadas são elas: São Paulo, Esportiva em São Paulo e Praça de Marobá.
O trabalho de paisagismo e urbanização serão realizados, primeiramente, no entorno do Hospital Tancredo Neves; entorno da unidade de Saúde da Sede nova e velha; entorno da Creche Menino Jesus; entorno do prédio da Prefeitura Municipal; entorno da Capela Mortuaria; no canteiro central da chegada do município (ES-162); no canteiro central e canteiros da chegada da localidade de Criador; canteiros centrais e contornos do Loteamento de Nova Marobá; entorno da unidade de saúde de Marobá; entorno a quadra poliesportiva de Santa Lúcia; entorno da Capela Mortuaria de São Paulo; entorno da unidade de saúde de São Paulo e ainda, entorno na unidade de saúde de Jaqueira.
Fonte: Assessoria de Comunicação – PMPK

       LEIA MAIS, ABAIXO SOBRE O PAISAGISMO            (Matéria de A gazeta domingo 25/04 )
“Os jardins de R$ 4,5 milhões
O município de Presidente Kennedy, aquele mesmo que nada no dinheiro dos royalties do petróleo, quer ficar mais bonito. A prefeitura contratou a empresa Emec para construir, manter e reparar praças, parques e jardins da cidade. O valor do contrato: R$ 4,5 milhões por um período de um ano.
Menos simples
“A cidade é muito simples e queremos mudar o visual dela”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Alves, que não sabe ainda se vai usar toda a verba disponível para o embelezamento de Kennedy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário