sábado, 14 de agosto de 2010

Produtores de SFI discutem melhorias na qualidade do abacaxi

Divulgação
Qualidade do fruto foi o foco do encontro






















Qualidade do fruto foi o foco do encontro
A Secretaria de Agricultura de São Francisco de Itabapoana promoveu esta semana, uma reunião com o Gerente da Mesoregião Itabapoana, Breno Figueiredo, consultores da Firjan, Sebrae-RJ, além de técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA-RJ) para discutir a melhoria na qualidade do abacaxi.

A reunião aconteceu com a finalidade de dinamizar o setor e incentivar o desenvolvimento do produto na região. O encontro foi realizado no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, no centro da cidade.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Flávio Couto, e representantes da EMATER-RJ.

Foram realizadas palestras que abordavam a forma de plantio do abacaxi e de como preparar o solo. Além disso foram fornecidas dicas para resolução dos eventuais problemas que surgem na lavoura. Também foi sugerido que os produtores façam reuniões setoriais para discutirem sobre os métodos de melhorias e logística de plantação da fruta.

De acordo com o secretário de Agricultura, Nival Ornelas, a região sanfranciscana tem potencial para melhorar a fruta. “Nossa região possui há anos a cultura de cultivo do abacaxi. Temos um povo trabalhador, um solo de boa qualidade e uma estrutura para isso. Nós precisamos muito é de apoio tecnológico para melhorar o produto e aumentar o poder de competitividade”, salientou o secretário.

Ao final, foi assinado um termo de adesão entre os produtores para que haja comprometimento no projeto do Packinghouse que se destina ao melhoramento do plantio e safra do abacaxi.


Packinghouse
É um programa desenvolvido pela Firjan e pelo Ministério da Integração Nacional, no qual é criado um espaço para processamento de controle e qualidade de produtos, principalmente através do processamento de frutas em doces de compotas e sucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário