domingo, 22 de janeiro de 2012

Niterói recebe 4,2 mil netbooks para os estudantes da rede municipal

Por: Flávia Tenente
A secretária anunciou várias novidades para o ano letivo.Foto: Marcello Almo

 Secretaria de Educação anunciou que as escolas estão totalmente recuperadas e cerca de 4,2 mil netbooks serão distribuídos para estudantes do 6° ao 9° ano
Os alunos da rede municipal terão diversas surpresas na volta às aulas. A secretária municipal de Educação de Niterói, Maria Inês Azevedo de Oliveira, anunciou que as escolas estão totalmente recuperadas e cerca de 4,2 mil netbooks serão distribuídos para estudantes do 6° ao 9° ano (antiga 5ª a 8ª série). A ideia é provocar e incentivar os estudantes a usarem este equipamento em favor deles mesmos. Com o aparelho, o professor poderá cobrar mais do aluno, já que ele conta com uma ferramenta a mais para fazer pesquisas.
“Na verdade, quando a gente institui um netbook para o estudante é para ele utilizar em favor da relação que ele tem que estabelecer com a escola, senão perde-se o objetivo”, afirmou Maria Inês.
O Salão de Leitura estará de volta ao calendário este ano. Cancelado em 2010 por conta das chuvas que acometeram a cidade, o evento retornará com estrutura reforçada. A expectativa é de uma circulação de 30 mil pessoas, em média, pela cidade durante a realização do Salão. 
“Teremos stands, participação de escolas da rede privada, enfim, é uma ‘Bienal’ do município”, contou a secretária.
Reformas – A rede municipal está entrando em 2012 absolutamente recuperada. Hoje são ao todo 101 escolas, e a partir de fevereiro serão inauguradas três novas unidades escolares, uma em Icaraí, outra na Grota do Surucucu e a terceira no Pé Pequeno. 
De acordo com informações da secretária, neste ano a oferta e a ampliação de vagas no município chega à ordem de 1 mil vagas. 
Incremento – Outro ponto de destaque é que no conjunto de peças do uniforme foi introduzido o agasalho para crianças da educação infantil e do ensino fundamental. A agenda escolar segue ofertada por ser um material significativo na interação pais e escola.
A musicalização também será introduzida na carga horária das instituições municipais. A legislação federal indicou que a partir deste ano as aulas de música devem estar presentes nas escolas.
Em relação ao ano de 2012 na rede municipal, as expectativas são bastante positivas, segundo a secretária, com dois grandes eventos que prometem mobilizar a sociedade de Niterói. Um tem a ver com a revisão do Plano Municipal de Educação, que foi homologado ao final de 2008, e a cada três anos é discutido com os respectivos segmentos, a fim de se verificar como estão sendo cumpridas as metas previstas. 
fonte:Jornal O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário