segunda-feira, 19 de novembro de 2012


Qual é a doença do homem-árvore?


Olhe bem para Dede Koswara, o pescador indonésio da foto ao lado. Seu corpo foi tomado por verrugas gigantes, que parecem troncos de árvore. O fenômeno começou aos 15 anos, quando Dede caiu e cortou o joelho.
As "raízes" começaram a crescer sobre os pés e as mãos, impedindo-o de estudar e trabalhar. Alvo de zombaria dos vizinhos, ele foi deixado pela mulher. E precisou se virar para cuidar dos dois filhos: ganha uns trocados como atração de um de show de bizarrices em Jacarta, capital da Indonésia.Os médicos indonésios nunca foram capazes de identificar a doença do "homem-árvore".
Como seu sangue tem poucos glóbulos brancos (células de defesa), muitos pensaram que ele havia contraído aids, mas os testes descartaram essa hipótese. Em 2007, o dermatologista americano Anthony Gaspari anunciou ter elucidado o mistério: as "raízes" seriam provocadas pelo vírus papiloma humano (HPV).
Dede teria nascido com uma mutação genética que impede seu sistema imune de combater as verrugas. Segundo Gaspari, o vírus "sequestrou" a maquinaria celular de sua pele, ordenando-a a produzir formações epiteliais conhecidas como "chifres cutâneos". Professor da Universidade de Maryland, nos EUA, o dermatologista soube do caso ao ver o homem-árvore num documentário de TV. Pouco tempo depois, viajou para a Indonésia e começou a tratar o pescador com altas doses de vitamina A. "Os galhos não vão desaparecer, mas diminuirão a ponto de ele poder usar as mãos de novo", afirma o médico.
Dede também se submeteu a uma cirurgia que cortou quase 2 quilos de "troncos". Assim, finalmente pôde ver seus dedos novamente, depois de 10 anos. Há poucos meses, o pescador já conseguia calçar chinelo, comer sozinho e até mandar mensagens pelo celular. O tratamento vai bem, embora a hipótese do HPV não tenha sido 100% confirmada. Hoje, aos 37 anos, o homem-árvore sonha com uma vida nova. "O que mais quero é um emprego", ele diz. "E, quem sabe, me casar novamente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário