domingo, 22 de novembro de 2009

Ponte João Figueiredo ganha apoio do Ministro para ter a sua conclusão


Ascom / Maurício Barros
A Ponte João Figueiredo teve apenas os pilares colocados no lugar
Um sonho de quase três décadas poderá se tornar realidade em 2010. A Ponte João Figueiredo, projetada na década de 80 para ligar os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, ficou com sua obra interrompida após ter seus pilares colocados no lugar, sendo que nessas condições a obra foi paralisada e durante todos esses anos nada mais foi feito.
Depois de diversas tentativas de políticos que visualizando o crescimento da região com a chegada de grandes investimentos, como o Super Porto do Açu e o Complexo Logístico de Barra do Furado/Farol, finalmente uma condição favorável foi apresentada na última semana.
O deputado federal Geraldo Pudim (PR/RJ) esteve no último dia 11 em audiência com o Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR), que assumiu o compromisso de abraçar a questão. A indicação feita pelo próprio Ministro foi de que o deputado conquistasse uma emenda de bancada estadual na Câmara, pois assim iria até a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff e ao presidente Lula solicitando que haja a transformação da emenda em verba do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), evitando assim o temido contingenciamento que o governo faz no início do ano, e que geralmente saca exatamente os recursos destinados as emendas de bancada.
Depois da reunião com o Ministro, Pudim com a solicitação de Alfredo Nascimento, ainda esteve reunido tratando do mesmo assunto com o Dr Miguel de Souza, Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, seu assessor Johnny Marcos e com o Dr. Adailton Cardoso Dias, Coordenador Geral de Planejamento e Programação de Investimento. Neste encontro, também foi abordada a questão da duplicação da BR-101, no trecho entre Rio Dourado e Campos.
Na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a discussão foi com o diretor Bernardo Figueiredo.
A emenda já deverá ser incluída no orçamento 2010 da União, segundo previsão do parlamentar Pudim. “É uma obra fundamental para a região, não somente para os dois municípios, e principalmente agora com o porto do Açu. Também será importante para o escoamento da safra agrícola e desenvolvimento do turismo. Agradeço aos colegas que me ajudaram”. Assinaram o documento através da solicitação de Pudim, mais três deputados: Silvio Lopes (PSDB), Bernardo Ariston (PMDB) e Nilton Moulim (PR).
O valor acordado foi o de R$ 78 milhões, sendo que existe ainda uma perspectiva para que possa chegar a R$ 100 milhões.
Em 2007, a estrutura da ponte (os pilares) foi considerada viável por uma empresa de engenharia, apesar de algumas deteriorações superficiais. A afirmação foi durante uma audiência pública realizada em São João da Barra para debater a obra.
A ponte tem 19 metros de vão, extensão de 822 metros com duas pistas largas e acostamentos e 14 metros de altura.
..........................................
Ascom
ururau@ururau.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário