quarta-feira, 13 de abril de 2011


Curso de vaqueiro aborda novas técnicas agropecuárias no ES

Contribuir, por meio da qualificação profissional, para a melhoria da produtividade, rentabilidade e qualidade da pecuária no Estado é o objetivo do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) com a realização do 15º Curso de Vaqueiro, que começa nesta quarta (13), e vai até sexta-feira (15), na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim.


A iniciativa conta com parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Semder), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Selita e Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim. As aulas acontecem das 8 às 17 horas, ministradas pelo veterinário da Semder José Francisco Ribeiro Rodrigues.

A capacitação será oferecida para 13 produtores de leite dos municípios de Brejetuba, Presidente Kennedy e Muniz Freire. De acordo com o pesquisador do Incaper, Bevaldo Martins Pacheco, o treinamento aborda técnicas de manejo e alimentação corretos para o rebanho bovino, através de aulas teóricas e atividades práticas rotineiras da pecuária.

“É uma oportunidade de inserir o trabalhador rural num horizonte de novas técnicas agropecuárias”, comenta. A programação envolve, ainda, conteúdos como segurança, valorização e motivação no trabalho, aplicação de vacinas, higiene na ordenha, controle e tratamento de doenças, cuidados necessários com os cascos bovinos, entre outros assuntos.

O extensionista também destaca que a ação está inserida nas diretrizes do Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag). Os treinamentos de vaqueiro tiveram início em julho de 2007, no distrito de Pacotuba, e já capacitaram, mais de 175 produtores, de 30 municípios capixabas, além de cidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Serviço

15° Curso de Vaqueiro

Data: de 13 a 15 de abril

Horário: das 8 às 17 horas

Local: Fazenda Experimental de Bananal do Norte, distrito de Pacotuba - Cachoeiro de Itapemirim

Fonte:Blog Kennedense com informações -Rural Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário