terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Nível do Paraíba sobe e Defesa Civil entra em alerta


Defesa Civil de Campos prepara logística preventiva para remoção no caso de enchente
O secretário de Defesa Civil, Marcos Soares, orienta e equipe
A Defesa Civil de Campos trabalha de forma preventiva na preparação de logística para a eventual necessidade de abrigar famílias ribeirinhas da Ilha do Cunha, a primeira comunidade que poderá ser afetada em caso da cheia do rio Paraíba do Sul. Devido ao transbordamento do Paraíba na região Sul do estado, que alagou áreas do município de Barra Mansa, a Defesa Civil prevê a subida do nível do rio em Campos a partir desta quarta-feira (27). A previsão é a de que o nível das águas ultrapasse a cota de 7,80m medida às 17h de hoje, para 9,30m no decorrer desta quarta-feira.

Por orientação da Prefeita Rosinha Garotinho, a Defesa Civil mobilizou seu corpo técnico no fim da tarde desta terça-feira (26) para montar estratégias para remoção dos ribeirinhos. O secretário de Defesa Civil, Marco Soares, reuniu a equipe técnica e visitou locais já anteriormente listados para serem utilizados temporariamente para abrigar possíveis desabrigados.

- Ao final dos trabalhos, conforme orientação da Prefeita Rosinha Garotinho, foi priorizado locais próximos da comunidade, de forma a não utilizar as escolas, devido a proximidade do início das aulas – informou o secretário.

Marco Soares ressaltou a preocupação em escolher os locais e adiantou que, no caso das águas do rio oferecer riscos às famílias, elas serão removidas e levadas para locais seguro, onde até a privacidade será respeitada. “Se for necessário, já estamos com toda logística montada. No caso de remoção, as famílias vão estar em local para abrigo temporário, mas onde possam se sentir seguras, com instalações dignas e boa estrutura, com água potável, cozinha, refeitório e banheiros, além de equipes da secretaria de Família e Assistência Social, da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal de plantão”, destacou.

Casas do Morar Feliz – O secretário lembrou que as famílias ribeirinhas estão na prioridade para receber as casas do Programa Morar Feliz, que prevê a construção de 10 mil casas populares e cuja primeira etapa de 5.100 moradias já está em construção pela Prefeitura de Campos.
fonte:Campos24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário