terça-feira, 11 de maio de 2010

Espírito Santo recebe 20 Arcas das Letras,e o municipio de Presidente Kennedy é um dos contemplados.

O Programa de bibliotecas rurais Arca das Letras, da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA) e o Banco do Brasil vão entregar, nesta quarta-feira (12), vinte bibliotecas para comunidades rurais do Estado do Espírito Santo. O BB patrocinou a fabricação das bibliotecas, que vão atender a 13 municípios, como Viana, Barra de São Francisco, Guarapari, São Gabriel da Palha, Presidente Kennedy, Ibatiba, Colatina entre outros.
Durante a instalação das novas bibliotecas, haverá a capacitação de 40 agentes de leitura, que são moradores das comunidades beneficiadas que ficarão responsabilizados pelo empréstimo dos livros e incentivo à leitura. O trabalho é voluntário e a escolha é feita em reuniões de consulta nas comunidades.
Os agentes de leitura vêm contribuindo para a melhoria dos índices educacionais dos municípios ao incentivar a leitura e ajudar nas atividades escolares dos moradores do campo.
A capacitação dos novos agentes de leitura será às 9 horas na comunidade quilombola de Araçatiba, em Viana. No fim da manhã, às 11h30, haverá a solenidade de entrega das 20 bibliotecas rurais Arca das Letras e apresentações culturais como a congada e grupo de violeiros da comunidade, que também vai oferecer um almoço típico.

Arca das Letras no Espírito Santo. Com mais essa atividade de entrega de bibliotecas, o Estado completa a marca de 208 bibliotecas rurais, beneficiando mais de 15 mil famílias, com a distribuição de 40 mil livros. O número de agentes de leitura no Estado chega a 416, e o programa Arca das Letras atende 48 municípios do Espírito Santo.
Um caso exemplar do programa Arca das Letras no Estado é de Welton Pinotti Rovetta, morador do município de Colatina. Ele acabou de se formar em Pedagogia e é muito procurado por estudantes da comunidade para auxiliá-los nas pesquisas escolares. Realiza campanha de doação e o acervo já passa de mil livros, todos armazenados em estantes compradas com recursos próprios. Recebe, toda semana, estudantes do ensino fundamental e médio para atividades guiadas pelos professores da escola municipal.
O Programa foi criado em 2003, com o objetivo de incentivar a leitura no meio rural brasileiro, por meio da implantação de bibliotecas, da formação de agentes de leitura e da distribuição de acervos em comunidades de agricultura familiar, assentamentos, vilas rurais, comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e colônias de pescadores.
O Arca das Letras implantou mais de sete mil bibliotecas rurais em todo o país. Até agora, o número de livros distribuídos passa de 1,9 milhão, beneficiando mais de 803 mil famílias do campo.
As bibliotecas são instaladas na casa de um morador ou na sede de uma associação rural. O acervo é escolhido pelos próprios leitores e conta com obras de literatura infantil, saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário