segunda-feira, 31 de maio de 2010

O trem de volta aos trilhos

Vista aérea dos galpões da oficina da antiga RFFSA, em Campos, que vão funcionar como armazéns

Jualmir Delfino


Depois de desativar por três anos a linha tronco da antiga Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), que liga os portos do Rio de Janeiro e Vitória, passando por Campos, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) vai ser reativada no próximo mês, junho de 2010. A reativação da ferrovia se dará em função das demandas por cargas para a indústria da construção civil. O trem vai transportar cimento, granito e areia entre Cachoeiro do Itaperimim, no Espírito Santo, e Campos, Macaé e a cidade do Rio de Janeiro. A FCA já iniciou a contratação de pessoal, inclusive maquinistas desempregados desde maio de 2007, quando a empresa decidiu paralisar a operação dos trens na antiga linha e demitiu em massa dezenas de ferroviários.

As antigas oficinas de vagões e de locomotivas de Macaé e de Campos vão sediar terminais de cargas e funcionarão como armazéns de cimento e embarcadouros de areia. O cimento e o granito vão ter origem em Cachoeiro do Itapemirim, com três destinos distintos: as estações de Campos, Macaé e Venda das Pedras, no município de Tanguá, próximo de Itaboraí, já na Região Metropolitana do Grande Rio.

Pedras de Cachoeiro para Campos, de onde sairá areia

O trem cargueiro vai transportar pedras (britas), blocos de granito e cimento capixaba, da região de Cobiça Leopoldina para atender as demandas das obras no Norte Fluminense e na cidade do Rio de Janeiro. Os trens vão transportar grandes quantidades de pedras, cimento e areia para a reforma e ampliação dos complexos esportivos do Panamericano que vão sediar competições durante a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos em 2016, todas no Rio de Janeiro.
Os trens também vão transportar materiais para a construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), entre os municípios de São Gonçalo e Itaboraí, na região do Grande Rio. Nos terminais de cargas em Campos o trem deixará cargas de cimento e pegará carregamentos de areia extraída no Rio Paraíba do Sul.

Trecho na região já recebeu reparos

A FCA já iniciou no município de Tanguá a construção de um desvio (pequeno trecho de ferrovia) para conduzir da ferrovia principal as cargas de cimento, pedra e areia, até um terminal de cargas que começa a ser construído para atender as obras do Comperj.
No momento equipes de ferroviários trabalham na recuperação da estrada de ferro. Trechos que estavam necessitando de poda de árvores, troca de dormentes e nivelamento da via entre Campos e Macaé já foram corrigidos. No momento a empresa realiza reparos no espaço Campos-Cachoeiro.
Para fazer o reparo no leito da linha, uma locomotiva e vagões tipo HAD (gôndolas) transitam na Linha Campos-Recreio (MG) para buscar pedras que são utilizadas no reparo no trecho da ferrovia.
A composição trafega entre Campos e a Pedreira Itereré em duas ou três viagens por mês para buscar brita. No retorno a Campos, a composição manobra no pátio da antiga Estação de Campos e segue na Linha Tronco Rio-Vitória, que está na fase final dos reparos.
De Belo Horizonte, um funcionário da FCA, identificado apenas por André, informou, por telefone, que “faltam apenas alguns detalhes para que o transporte seja iniciado”.

fonte:O Diario News

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