terça-feira, 1 de março de 2011

A picada deles pode até matar

Neste período do ano, o verão, a proliferação de insetos é maior. O calor e umidade das chuvas são propícios para a reprodução de aranhas, escorpiões e lacraias. São as chamadas pragas urbanas. Em alguns casos as picadas destes insetos peçonhentos podem até matar.

“A picada de um animal peçonhento pode ser fatal para uma criança menor de cinco anos ou para um idoso, por exemplo,”, alerta o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Fábio Serafim Mota, que é biólogo. O CCZ é o órgão responsável pelo combate a pragas urbanas em vias públicas.

As pragas migram para as zonas urbanas onde encontram ambientes adequados para seu desenvolvimento. Segundo o biólogo, a existência de água, abrigo, alimento e acesso a estes locais, podem aumentar a desenvolvimento desses insetos. “Em Cachoeiro, há uma espécie de escorpião assexuado, que não depende do macho para se reproduzir”. O inseto se prolifera rápido. Em cada reprodução, pode gerar até 20 filhotes. Prevenção 

Para evitar o aparecimento indesejável de aranhas, escorpiões, lacraias e outros, Mota, orienta as pessoas que evitem acumular entulhos. Restos de construção no quintal, cômodos abandonados ou com excesso de materiais, são ideais para o desenvolvimento de pragas. Além disso, o uso de inseticidas comuns pode ajudar no controle, uma vez que os insetos, como grilos e baratas, são fonte de alimento para aranhas e escorpiões.

Caso o morador encontre esse tipo de inseto, a orientação é matá-lo, já que não há inseticidas específicos para aranhas, por exemplo. Além disso, ele ressalta que, caso alguém sofra uma picada, deve ser levado imediatamente à unidade hospitalar de referência. No município, o local de atendimento desses casos é a Santa Casa de Misericórdia.

fonte:Espirito Santo de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário