sábado, 26 de dezembro de 2009

Papa dá bênção após ser atacado
Mulher derruba Bento XVI em plena Missa do Galo, quinta-feira à noite, e provoca pânico na Basílica. Cardeal que tentou impedir ataque cai e fratura fêmur. Ontem, Santo Padre pediu mais tolerância a imigrantes
Vaticano - Menos de 24 horas após ter sofrido uma queda no ataque de uma mulher em plena Missa do Galo, na noite da véspera do Natal, o Papa Bento XVI, de 82 anos, pediu tolerância e tratamento humano aos imigrantes na tradicional mensagem do dia de Natal, ontem, ao meio-dia, na Praça de São Pedro. A agressora, presa pela polícia do Vaticano, foi identificada como Susanna Maiolo, de 25 anos, uma suíça-italina, que sofreria de problemas mentais, segundo porta-voz da Igreja.



Papa demonstrou estar bem, não tendo sofrido sequelas do incidente, mas o cardeal francês Roger Etchegaray, 87, que também caiu ao tentar impedir a mulher de chegar junto ao Papa, fraturou o fêmur e terá de ser operado.

Na noite de quinta-feira, Maiolo pulou a barricada de proteção do corredor da Basílica no começo da tradicional missa de véspera de Natal e correu em direção ao Papa. Quando os seguranças a derrubaram, ela agarrou nas roupas do Papa e o puxou junto.

No momento do ataque, o pânico percorreu a Basílica, que aplaudiu quando Bento XVI se levantou novamente e celebrou a missa normalmente. O Vaticano informou que Maiolo já havia tentado atacar o Papa há um ano. A tentativa também ocorreu na Missa do Galo, em 2008.

Apesar do susto, o Vaticano não deu indícios de que fará grandes mudanças no esquema de segurança do líder da Igreja Católica. O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, disse que seria impossível “blindar 100%” o Papa.

Segundo o religioso, isso criaria uma divisão entre o sumo-pontífice e seus fiéis. Indagado sobre uma possível falha na segurança, Lombardi se limitou a afirmar que “ela provavelmente não aparentava ser uma pessoa perigosa”.

Sobre a hipótese de acionar a Justiça contra a mulher, o religioso disse, sorrindo, que “a justiça da Santa Sé costuma ser benevolente”.

fonte:O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário