quarta-feira, 29 de maio de 2013

Comidas exóticas – Peixe amazônico é levado vivo à panela
Peixe é levado vivo à panela. (Foto: Estadão Conteúdo/ Valéria Gonçalvez)
























Se a vida veio da água, o bodó certamente foi um dos primeiros habitantes deste planeta. Com aparência estranha e nem um pouco apetitosa, essa espécie de água doce tem pele grossa, parecendo até uma casca dura. Lembra um pouco animais da pré-história que pouco mudaram após milhares de anos.
Sua particularidade está na degeneração precoce da sua carne após seu abate. O Liposarcus Pardalis, Acarí-Bodó, ou somente bodó, tem que ser comercializado ainda vivo, pois contém enzimas em seu trato digestivo que rapidamente alteram o cheiro e a cor da sua carne quando abatidos, tornando-os impróprio para o consumo em poucos minutos.
Em um bate papo informal com uma amiga de Manaus, descobri que algumas pessoas levam o peixe tipicamente amazônico ainda vivo para a panela, ou mesmo à grelha. Outras pessoas nem ao menos retiram suas vísceras e consomem o peixe inteiro, com tudo dentro.
Espécie é muito consumida na região Norte. (Foto: Antonio Lima/ Divulgação)
Existem locais onde esse animal estranho é tido como prato típico. No Amazonas, já fizeram festival gastronômico com ele. Em Iranduba, uma festa promoveu receitas para quebrar esse preconceito que ronda o bodó.


Sanduiche de bodó, empadinha de bodó, bodó a milanesa, bodó assado... Foram mais de 15 receitas oferecidas ao público. Não sei o resultado desta festa em relação à aceitação do peixe, mas acredito que o preconceito deve existir ou persistir por muito tempo, afinal de contas, "ô bichinho estranho".

fonte:Yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário