terça-feira, 28 de maio de 2013


Seminário avalia avanços na lei da extinção da queima da palha da cana

Lei que proíbe a queima da cana está em vigor desde 2011
 Arquivo/Ururau

Lei que proíbe a queima da cana está em vigor desde 2011

Uma ampla avaliação dos resultados obtidos no primeiro ano de aplicação da lei estadual (5990/11), que estabelece prazo para o fim da prática da queima da palha da cana, é o objetivo principal de seminário que será realizado no próximo dia 6, no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, A iniciativa é da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado, da Secretaria de Estado do Ambiente e do INEA – Instituto Estadual do Ambiente, tendo como parceiras as instituições que reúnem produtores rurais, plantadores e industriais de açúcar e etanol da região. 
Durante o II Seminário sobre o controle e a eliminação da queima da palha da cana no Estado do Rio de Janeiro acontecerão palestras e exposições dos órgãos estaduais diretamente responsáveis pelo cumprimento da lei, assim como de técnicos e executivos do setor de produção de cana, açúcar e etanol. Está também anunciada uma exposição que apresentará novidades tecnológicas introduzidas em colheitadeiras e implementos. 
O evento, com início previsto para as 13h30, tem estimativa de participação de trezentas pessoas. Todo o apoio logístico é fornecido pela UFRRJ-Universidade Federal Rural do Estado. Durante o Seminário, o público tomará conhecimento do atual estágio do sistema de controle e cadastramento das propriedades, bem como dos critérios referentes à autorização da queima, pelos órgãos oficiais. No capítulo dedicado à mecanização propriamente dita, está prevista abordagem por técnicos e representantes de empresas fornecedoras de equipamentos, que poderão tratar dos diversos aspectos agronômicos inseridos na lei, tais como as modificações no sistema de plantio e limpeza, além da recomendação sobre uso de variedades mais adequadas e ainda informações sobre modelos de colheitadeiras que melhor se adaptam às diferentes topografias da região produtora. 

Segundo a assessoria do Sindicato da Indústria Sucroenergética do Estado do Rio de Janeiro-SISERJ, o Seminário vai oferecer uma excelente oportunidade para que todo o setor agrícola e sucroalcooleiro da região empreenda uma forte conjugação de esforços para uma mais rápida erradicação da queima da palha da cana. 
Segundo o SISERJ, no primeiro ano de cumprimento da lei, o setor conseguiu extinguir a queima com 30% a mais do que era exigido, o que significa, sob outro ângulo, que a substituição do corte manual pela colheita mecanizada caminha satisfatoriamente.
fonte:Ururau.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário