Homem detido por construir barreira no Canal Campos-Macaé em Quissamã
Divulgação
Suspeito não tinha autorização de órgãos ambientais para fazer alterações
Um homem foi detido após ter construído uma barragem no Canal Campos-Macaé, na localidade de Morro Alto, em Quissamã, na tarde de terça-feira (27/08). A irregularidade estava em uma propriedade privada.
A ação conjunta reuniu policiais da 3ª Unidade de Polícia do Parque Estadual do Desengano (UPAM) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município. A interrupção obstruiu o curso da água do canal.
O suspeito J.M.G.S., é proprietário do sítio e não tinha autorização do órgão ambiental competente para fazer qualquer tipo de alteração na área. Ele foi levado para a 130ª Delegacia Legal (Quissamã), onde a ocorrência foi registrada. J.M.G.S., foi autuado no artigo 60 da lei 9.605/98 da lei de crimes ambientais e pode pegar de um a seis meses de detensão, ou multa, ou ambas as penas juntas.
O canal Campos-Macaé existe há 141 anos. É um canal artificial que corta os municípios de Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus e Macaé, além do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. É considerado como uma das maiores obras de engenharia do país à época do Império.
Seu percurso, com uma largura média de 15 metros, estende-se por 106 quilômetros, sem cortar os diversos canais de derivação. Considerando apenas a extensão, ele é o segundo canal artificial mais longo do mundo, superado apenas pelo Canal de Suez, que possui 163 quilômetros, e superando o Canal do Paraíba que tem 82 quilômetros.
fonte:Ururau.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário