quarta-feira, 28 de agosto de 2013


Homem detido por construir barreira no Canal Campos-Macaé em Quissamã

Suspeito não tinha autorização de órgãos ambientais para fazer alterações
 Divulgação

Suspeito não tinha autorização de órgãos ambientais para fazer alterações


Um homem foi detido após ter construído uma barragem no Canal Campos-Macaé, na localidade de Morro Alto, em Quissamã, na tarde de terça-feira (27/08). A irregularidade estava em uma propriedade privada.
A ação conjunta reuniu policiais da 3ª Unidade de Polícia do Parque Estadual do Desengano (UPAM) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município. A interrupção obstruiu o curso da água do canal. 
O suspeito J.M.G.S., é proprietário do sítio e não tinha autorização do órgão ambiental competente para fazer qualquer tipo de alteração na área. Ele foi levado para a 130ª Delegacia Legal (Quissamã), onde a ocorrência foi registrada. J.M.G.S., foi autuado no artigo 60 da lei 9.605/98 da lei de crimes ambientais e pode pegar de um a seis meses de detensão, ou multa, ou ambas as penas juntas.
O canal Campos-Macaé existe há 141 anos. É um canal artificial que corta os municípios de Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus e Macaé, além do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. É considerado como uma das maiores obras de engenharia do país à época do Império. 
Seu percurso, com uma largura média de 15 metros, estende-se por 106 quilômetros, sem cortar os diversos canais de derivação. Considerando apenas a extensão, ele é o segundo canal artificial mais longo do mundo, superado apenas pelo Canal de Suez, que possui 163 quilômetros, e superando o Canal do Paraíba que tem 82 quilômetros.
fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário