Elenco de 'Caras & bocas' fala sobre Kate, a chimpanzé estrela de TV
Não há um ator do elenco de “Caras & bocas” que discorde: Xico é a grande estrela da novela. Vivido, na verdade, pela chimpanzé Kate, o animal virou um mascote de peso e um dos responsáveis pela excelente audiência da trama, que chegou a atingir 38 pontos (em 10 de novembro), número comparável ao “Jornal Nacional” e à novela das oito. Quem a conhece de perto, afirma que Kate é muito esperta e carinhosa. E até mesmo uma grande atriz. Por seu talento e carisma, a macaca se deu bem: conquistou o coração de Marcos Pasquim, o Denis da trama. Parceiro da bichinha em quase todas as cenas, o ator derrama-se em elogios à “estrela” e conta detalhes sobre a rotina, explica como os dois se tornaram amigos e toda a preparação que acontece antes de cada dia de labuta.
— Quando li o roteiro do Walcyr (Carrasco, autor da novela), achei a ideia incrível. Então, comecei a me aproximar da Kate, porque sabia que teríamos muito trabalho juntos. Desde que começamos a contracenar, existe um procedimento, todo um processo para gravar com a macaca. Você tem que ir lá na jaula, deixar que ela te cheire... Eu entro na jaula com ela, e o método que eu encontrei para cativá-la foi catar piolho. Sabe aquela coisa que a gente vê no Discovery Chanel? Fiz assim e ela se soltou — explica Pasquim.
A confiança de Kate no ator se consolidou e a relação ficou mais estreita.
— A gente criou uma relação superbacana. Kate é muito mansa, tranquila, grava na boa comigo. Não tenho o menor medo dela. Não só eu, como qualquer pessoa. Mas tem uma coisa: se eu faço todo esse procedimento e outra pessoa vai até lá e a pega para gravar, não posso estar no mesmo ambiente que a outra pessoa. Ou seja, ela identifica um de cada vez. É o instinto animal. Como a gente se preocupa sempre em seguir as mesmas regras, nossa convivência é fantástica — conta ele.
Emocionado, Pasquim lembra de uma cena inesquecível. Quando Bianca (Isabelle Drummond) desmascarou Denis, revelando que Xico era o verdadeiro autor das telas, o chimpanzé surpreendeu toda a equipe da novela durante a gravação com uma atuação digna de prêmio. A macaca percebeu que o ator chorava e o consolou, secando uma lágrima que rolava em seu rosto. A cumplicidade entre o ator e o chimpanzé foi tanta, que o intérprete de Denis considera o momento um dos mais marcantes de sua carreira.
— Foi incrível aquele dia! Depois de confessar toda a verdade, me deu um aperto na garganta e comecei a chorar. Não tinha sido ensaiado, obviamente, mas ela chegou, me abraçou e beijou minha lágrima! Todo mundo desabou. Foi uma das cenas mais emocionantes da minha vida — recorda.
O sucesso de Kate encantou as crianças. Pasquim conta que sua filha, Allicia Prudente, de 5 anos, adora acompanhar as cenas da novela:
— Ela conheceu a Kate, tirou fotos. Quando estou em casa, coloco na TV e começo a assistir, Allicia vem e fica ao meu lado, assistindo comigo. De vez em quando, pergunta sobre a macaca, como serão as cenas. É muito curiosa!
Ideia que virou sucesso
Walcyr Carrasco explica como surgiu a ideia do macaco pintor.
— Quando criei a história, pensei em fazer uma crítica ao mundo das artes. Em algumas pesquisas, descobri que houve um macaco chamado Combo, que na época do Picasso era uma macaco pintor. Ele era considerado tão importante que Picasso trocou um quadro com ele e Salvador Dali trocou dois. Então, não só existiu um macaco pintor, como ele fez muito sucesso — conta.
Sua paixão por animais foi outro motivo para escalar Kate para o elenco.
— A grande revelação desta novela é a macaca. Adoro bichos e acho que a maior parte das pessoas também adora. Acho o macaco a coisa mais linda, e a Kate tem muito talento. Ela deve ter outros papéis. Pode ser até protagonista! — desafia.
Uma mãezona de primeiro time
Outra que não esconde a paixão por Kate é Elizabeth Savalla, a Socorro. A atriz, que praticamente adotou a chimpanzé desde o início da novela, conta que o animal é um dos poucos que tem regalias nos bastidores das gravações.
— A única estrela que existe nessa novela é o macaco Xico, que é a Kate. Ela tem um camarim próprio, especial. O resto está aqui na luta, na batalha, um ajuda o outro quando está com febre, dá um remédio. Mas a Kate tem seus cuidados especiais, e com razão — conta.
Para Savalla, a maior aquisição da novela foi mesmo a chimpanzé, responsável pela alegria e surpresas diárias.
— A gente se diverte com ela, porque nunca sabe o que vai acontecer. A Kate não decora o texto! — brinca, lembrando que prevalece a emoção em cena: — Outro dia, tive uma cena fantástica com ela em que eu falava: “Xico, meu filho!”. A gente sempre fica com um certo receio, porque nunca sabe que reação vai ter um animal selvagem. Comecei a chorar, ela ficou toda emocionada, limpou minha lágrima e mandou um beijo. Então, chorei mais ainda! Realmente é uma interatividade muito legal.
Aos 55 anos, 35 de carreira, a atriz conta que está voltando a ser criança.
— Já disse para o Jorginho (Fernando, o diretor) que estou me sentindo na Disney. Trabalhar com duas crianças, com um macaco e subir no telhado, na minha idade, é muito legal! Tenho uma relação muito bacana com as crianças e acho que sou muito mais criança do que eles, pelo menos na cabeça.
Receita de sucesso
Para Henri Castelli, o Vicente, Xico é um dos ingredientes principais da receita de sucesso de “Caras & bocas”, que está na reta final. A novela termina dia 8 de janeiro.
— Desde o começo, sabia que ia dar certo. É uma história alegre, popular, e o macaco atinge do público jovem ao mais velho — avalia Henri, que já fez até estripulias com a macaca: — Adoro animal, tenho várias fotos com ela e meu filho também. Já até vesti a Kate com a camisa do São Paulo!
Protagonista da trama, Flávia Alessandra não se importa de dividir espaço com a chimpanzé. Em alguns capítulos, Xico/Kate aparece até mais que Dafne:
— Acho o máximo! Kate é talentosíssima. Ela faz parte desse dinamismo que o Walcyr imprimiu na novela, que é realmente um dos fatores do sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário