sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Alimentação equilibrada ajuda a manter o pique no Carnaval
Muito líquido, verduras, frutas e carboidratos não podem faltar na dieta do folião













Investir em uma alimentação equilibrada, baseada em alimentos frescos e muito, mas muito líquido, é a principal recomendação para manter o pique durante todos os dias do Carnaval, segundo os nutricionistas consultados pelo R7.
 
De acordo com a nutricionista Gabriela Pereira da Costa Oliveira, do Hospital Beneficência Portuguesa, antes e durante a folia, vale optar por sucos de frutas como abacaxi, laranja e limão, que ajudam o organismo a repor as vitaminas e minerais, além de serem boas opções para os dias de calor intenso.Frutas e fibras

Frutas como maçã, caju e goiaba podem ainda ajudar a conter a diarreia. Assim como água, chás gelados, água de coco e bebidas isotônicas são importantes para repor líquidos, sais minerais e para prevenir a desidratação.

Evitar alimentos gordurosos e frituras e substituí-los por alimentos leves, ricos em fibras, frutas da estação e alimentos integrais, é outra orientação da nutricionista.

A alimentação deve ser leve e equilibrada nos dias de folia, mas as pessoas devem estar atentas a quantidade. Reduza as porções ou espere entre duas e três horas para pular na rua ou em blocos, afirma Gabriela Oliveira.


Carboidratos

Já a ingestão de carboidratos, às vezes mal visto por ser calórico, é ideal para quem quer curtir a maratona de blocos ou Carnaval de rua. A nutricionista Camila Leonel, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), sugere usá-los em todas as refeições, principalmente no café da manhã e no almoço, por ser uma grande fonte de energia.
- No café da manhã coma pão, cereal matinal, bolachas ou um bolo simples sem recheio para dar mais energia e evitar queda de pressão ou hipoglicemia. No almoço, pode comer arroz e feijão misturados à uma fonte de proteína, como uma carne vermelha, frango ou peixe, junto à salada ou legumes refogados. O arroz e feijão faz as vezes do carboidrato, enquanto a salada e os legumes ajudam a repor vitaminas e minerais e a proteína a reposição muscular, explica a nutricionista da Unifesp.



Evite o álcool


Não é segredo que o abuso de álcool pode desidratar o corpo, além de alterar o comportamento. Para evitar os exageros e os incômodos sintomas de fadiga, boca seca e dor de cabeça, típicos da ressaca, o ideal é maneirar na dose.

Para as nutricionistas consultadas, o melhor seria não beber nada alcoólico, mas quem não abre mão da cervejinha, Camila Leonel indica apenas uma lata da bebida para mulheres e duas, no máximo, para os homens. Isso porque a mulher tem uma capacidade mais lenta de processar o álcool comparado ao sexo oposto, ou seja, os efeitos aparecem mais rapidamente.


- A diferença é por conta do organismo. Na mulher há mais gordura corporal, divididos nas coxas, mamas e glúteos e no homem mais músculos. A reserva de gordura dificulta a eliminação do álcool, ao contrário dos homens que têm de beber mais para sentir os sintomas, explica
 
Para quem sabe que vai beber mais do que o indicado, as especialistas sugerem alternar um copo d´água a cada copo de bebida alcoólica ingerido para diluir o álcool.
fonte: R 7 Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário