sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Carnaval e o perigo das Drogas

O Carnaval é uma época de festas, alegria e diversão. Todos merecem e gostam dos festejos da ocasião, mas muitos confundem liberdade com libertinagem e extrapolam no modo de se divertir. O uso das drogas e do álcool é abundante nessa época. As pessoas buscam prazeres com o intuito de esquecer dos problemas do dia-a-dia de trabalho e estudos. Nos jovens isso fica ainda mais evidente, quando muitos bebem exageradamente e se sentem livres para novas situações que podem acarretar uma série de problemas.

São nesses períodos de festas e, principalmente, no Carnaval que os pais mais se preocupam com o contato que os filhos possam vir a ter com as drogas. A situação é de liberdade, de que vale tudo pela felicidade pelos 4 dias de festa. Na adolescência, por exemplo, que é um período excitante é quando, na maioria das vezes, acontece a experimentação das drogas e do álcool. Nessa faixa etária tudo parece possível e nada do ter conseqüências graves. Muitos começam através do grupo de amigos com situações com que se identifica e não sabem o perigo que estão correndo.


Bebida, cocaína, maconha e o crack são as drogas mais usadas pela sociedade durante todo o ano e no Carnaval não é diferente. O uso destas substâncias pode levar à morte, o socorro à vítima de doses elevadas (overdose) precisa ser imediato, devendo ser conduzida para a unidade de emergência mais próxima e na maioria dos lugares onde se “pula” o Carnaval essa estrutura não está presente. Os pais e parentes devem ficar atentos nessa época, pois as drogas provocam euforia e “bem estar”, além de dar mais resistência física, disposição e vigor para agüentar os dias de festas. O problema vem depois, a famosa ressaca e também o condicionamento da diversão ao uso das drogas.


Durante o Carnaval outra droga muito utilizada é o Lança Perfume que antigamente era usado para perfumar o carnaval, mas começou a ser usado como droga e virou mania entre os jovens se tornando uma substância muito perigosa. Essa droga é de fácil acesso e muitos que usam não acreditam que estão se drogando, mas o abuso pode levar a uma parada cárdio-respiratória e em alguns casos levando ao coma. Essa droga é facilmente flagrada e o uso ocorre através do esguicho do líquido em um pano seguido da aspiração pela boca, ou direto no frasco.


São nesses momentos que futuros dependentes químicos começam sua caminhada para o vício. Não aceite seu filho bebendo pelo fato de ser uma festividade, não deixe ele decidir por si próprio se isso vai fazer parte da sua vida. Para se ter uma idéia do abundante uso de drogas nesse período, a Polícia faz uma operação especial de combate ao tráfico e já foram “estourados” diversos pontos de fabricação e distribuição de drogas só para o feriado.


O exemplo está na televisão que mostra personalidades bebendo em demasiado e, em alguns casos, as drogas são liberadas em determinadas festas como é de conhecimento do público. Todos têm que dar exemplos e não serem complacentes com o início de uma história que pode acabar em uma verdadeira quarta-feira de cinzas.


fonte:www.vivasemdrogas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário