sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Delegacias são fechadas na Zona Norte e delegado é considerado foragido

Chefe da Polícia Civil é chamado para prestar esclarecimentos

Rio -  Duas delegacias foram fechadas na manhã desta sexta-feira na Operação Guilhotina - que objetiva prender policiais civis e militares que estariam envolvidos com o tráfico de drogas, milícias e contravenção, entre outros crimes. Agentes da Polícia Federal estão na 17ª DP (São Cristóvão) e a 22ª (Penha) a procura de documentos, celulares e armas que comprovariam a ligação de policiais destes distritos com ações criminosas.

Uma outra equipe de agentes foi à casa do delegado Carlos Antônio Luiz de Oliveira, ex-subchefe da Polícia Civil, com um mandado de prisão. Como não foi encontrado, o policial já é considerado foragido da Justiça. O chefe de Polícia Civil, Alan Turnowski, foi chamado para prestar esclarecimentos sobre as investigações que desencadearam na Operação Guilhotina.

Ação mobiliza 580 homens

A Operação Guilhotina foi deflagrada pela PF na manhã desta sexta-feira, com o apoio de 200 agentes da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e do Ministério Público Estadual (MPRJ). O objetivo é cumprir 45 mandados de prisão preventiva - sendo 11 contra policiais civis e  21 contra policiais militares -, e 48 mandados de busca e apreensão.

Cerca de 380 homens da PF participam da ação, que ainda investiga a ligação dos policiais com venda de armas e informações e o chamado "espólio de guerra", que é a subtração de produtos de crime encontrados em operações policiais, como ocorrido na recente ocupação do Complexo do Alemão.

As investigações iniciaram a partir de vazamento de informações numa operação policial conduzida pela PF em 2009,  que tinha como principal objetivo prender o traficante Rupinol, que atuava na Favela da Rocinha junto Nem, apontado como o chefe do tráfico na comunidade.

A partir daí, duas investigações paralelas foram iniciadas, uma da Corregedoria Geral Unificada da SSP e outra da Superintendência da PF. A troca de informações entre os serviços de inteligência das duas instituições deu origem ao trabalho conjunto desta manhã.

fonte:O DIA ONLINE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário