sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PM apresenta o 'Caveirão do ar'

Rio - A mais nova arma da Polícia Militar contra o crime virá pelo ar. Foi apresentado na manhã desta sexta-feira o primeiro helicóptero da corporação a ter a estrutura totalmente blindada e adaptada para atender às necessidades das operações em favelas e outros tipos de ocorrências.





 
 
Foto: Severino Silva / Agência O Dia
O modelo Huey, da empresa americana Bell, é parecido com o utilizado atualmente pela Polícia Civil, mas sofreu algumas alterações a pedido da PM. O helicóptero - batizado de 'Caveirão do ar' - custou R$ 6,9 milhões e foi apresentado no Grupamento Aéreomarítimo da PM em Niterói, na Região Metropolitana do Estado.

Com capacidade para 15 pessoas, o 'caveirão do ar' irá apoiar ações com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e também poderá atuar em resgates, como os que a PM realizou mês passado na Região Serrana. Entre os apetrechos instalados na aeronave estão um guincho e gancho para transporte da tropa e de equipamentos.

Como O DIA antecipou em setembro, o aparelho foi pintado de Natu Green, uma tonalidade esverdeada à primeira vista, mas que se altera dependendo do ângulo. A cor é uma espécie de camuflagem que se adapta ao ambiente e torna difícil a identificação do veículo.

A modificação foi pedida para que a aeronave possa atuar em qualquer tipo de operação, evitando virar alvo de ataques, como o que derrubou o modelo Esquilo da PM, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, em outubro de 2009. Outra novidade do helicóptero blindado são equipamentos que permitem operações noturnas. Quatro pilotos do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) receberam treinamento especial na fábrica do helicóptero, nos Estados Unidos, para comandar a máquina.
Aeronave custou quase R$ 7 milhões | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Apesar de já estar pronta para uso, inclusive com a inscrição da Polícia Militar pintada na cauda, a aeronave ainda não tem data prevista para a estreia. Para estar habilitada para voos, é necessário fazer a homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Ocupação do Complexo de São Carlos
Também nesta sexta-feira, a Polícia Militar fez os últimos ajustes para a tomada no domingo das favelas do Complexo de São Carlos, na Zona Norte da cidade, onde será instalada a 15ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Estado.

A corporação aguarda com  expectativa esta que será a maior operação para implantação de uma UPP já realizada. Pela primeira vez, a ação contará com a ajuda de cerca de 700 homens da Polícia Civil e de militares com blindados da Marinha do Brasil, além de agentes da Polícia Federal.

Nesta manhã, os detalhes finais foram acertados em reunião a portas fechadas da cúpula da Secretaria de Segurança Pública. A ocupação da PM se dará nos morros de São Carlos, da Mineira, do Fallet e Fogueteiro.

O Rio já conta com 14 unidades instaladas no Engenho Novo, Andaraí, Batan, Borel, Chapéu Mangueira/Babilônia, Cidade de Deus, Formiga, Macacos, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, Providência, Salgueiro, Santa Marta, Tabajaras/Cabritos e Turano.

fonte:O DIA ONLINE -RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário