quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vencedora do concurso Doodle 4 Google fala sobre a conquista

Maria Luiza Carneiro de Faria diz que chegou a refazer várias vezes o mesmo desenho

POR DANILO MOTTA
 Rio - Os alunos da turma 53 do 5º ano do Colégio Santo Inácio começaram a semana com uma novidade: uma coleguinha iria para São Paulo participar da final do concurso Doodle 4 Google, que premiaria o melhor desenho com a logomarca do Google feito por crianças de até 15 anos com o tema "O Brasil do Futuro". A surpresa foi ainda maior quando Maria Luiza Carneiro de Faria, de apenas 10 anos, voltou para o Rio com o primeiro prêmio.

Foto: Danilo Motta / Agência O Dia
Aos 10 anos, Maria Luiza venceu o concurso de desenho promovido pelo Google | Foto: Danilo Motta / Agência O Dia
O concurso foi dividido em três categorias - de 6 a 9 anos, de 10 a 12 e de 13 a 15, considerando a idade do participante no momento da inscrição. Como as inscrições foram feitas ainda no ano passado, o desenho de Maria Luiza competiu na primeira categoria.

De cada uma, sairiam 12 semifinalistas e, destes, um finalista. A cada etapa que conseguiu vencer, Maria conta que fez uma comemoração no mínimo escandalosa. "Quando eu vi que estava entre os 36 escolhidos, eu saí gritando pela casa e todo mundo levou um susto", brinca a menina. Depois, quem viu que ela estava entre os três finalistas e deu o aviso foi seu pai, José Pereira.
Foto: Reprodução do Google
'Sucesso nas Olimpíadas e na Copa também', foi o que desejou Maria Luiza com seu desenho | Foto: Reprodução
Na segunda-feira, dia 14, a família desembarcou em São Paulo, onde participou da cerimônia de premiação. A própria Maria Luiza acreditava que não sairia de lá como a grande vencedora, já que os concorrentes eram mais velhos (Larissa Fernandes de Souza, de João Pessoa, tem 11 anos e Rafael Okino dos Santos, de São paulo, tem 15) e tinham torcidas mais fortes. "Como sempre, eu dei um berro quando recebi a notícia", lembra, às gargalhadas.

O desenho ficou exposto na página inicial do google durante toda esta quarta-feira. Junto com a homenagem, a pequena faturou uma bolsa de estudo no valor de R$ 30 mil e um notebook - que ela fez questão de dar de presente para o irmão mais novo, que também se inscreveu no concurso, mas não teve o mesmo sucesso.

Receita para chegar lá

Foto: Danilo Motta / Agência O Dia
Maria Luiza diz que o segredo do sucesso é não ter preguiça de refazer o desenho | Foto: Danilo Motta / Agência O Dia
Maria Luiza conta que soube do concurso por acaso. Seu pai viu o anúncio no Google e sugeriu que ela e o irmão se inscrevessem. Ela então pegou papel e lápis e começou a rascunhar. A primeira versão estava boa, mas cheia de marcas de borracha. A segunda, ficou melhor, porém um pouco torta. "Fiz seis desenhos até chegar à versão final", lembra a pequena perfeccionista. Junto com o desenho, ela teve que enviar um texto que traduzisse a imagem:

"No Futuro do Brasil eu espero sucesso nas olimpíadas e na copa também, espero muito desenvolvimento, muito progresso sem esquecer da natureza que no Brasil é tão linda e tão importante para todo o mundo", dizia a justificativa.

A vocação para o desenho surgiu cedo em Maria Luiza. "Eu desenho desde menorzinha, já que pequena eu ainda sou", brinca. Às vezes, quando não está ocupada com seus outros afazeres, ela chega a passar mais de uma hora desenhando. "Gosto de desenhar roupas, meu quarto, qualquer coisa. Mas ainda não sei bem o que vou ser quando crescer. Acho que vou querer ser advogada, mas ainda tenho muita dúvida", diz.

Maria Luiza ainda tem tempo para pensar no futuro. Por hora, ela apenas dá um conselho para quem quer participar de um concurso semelhante. "Nunca fique com preguiça de refazer seu desenho. Você tem que repetir o quanto for necessário, até achar que ficou bom. Não pode mandar de qualquer jeito", ensina a pequena vencedora.

fonte:O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário