quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Petróleo impulsiona investimento de novas empresas no sul

Anchieta e Presidente Kennedy superam a marca de 100 novas empresas por ano

Tarcísio Oliveira - Gazeta Sul
Sede de investimentos bilionários, os municípios de Anchieta e Presidente Kennedy vêem a quantidade de empresas
DSC06729
Anchieta
crescer. A cada ano, as meninas dos olhos do litoral sul capixaba, têm um aumento - que chega a 70% - no número de novos empreendimentos. O petróleo é apontado pelas administrações municipais, como o principal motivo desse crescimento.

Em 2009, Presidente Kennedy gerou 81 alvarás para o funcionamento de novas empresas. Em 2010, esse número cresceu para 139. E a tendência é de continuar aumentando. Somente no primeiro mês de 2011 foram 49 novas empresas - o que representa 35% da quantidade registrada em todo o ano passado. A justificativa para o aumento são os investimentos da mineradora Ferrous e a extração de petróleo no Parque das Baleias, há 90 quilômetros da costa do município.

"Até 2014 a previsão é que sejam produzidos 500 mil barris de petróleo por dia, vai representar quase um quarto da produção nacional. Assim, teremos um reflexo em empresas que querem prestar serviços na área de siderurgia e que possam sustentar o desenvolvimento social", diz o secretário de Desenvolvimento Econômico de Presidente Kennedy, Alexandre Pinheiro.

Ainda de acordo com Alexandre, as demandas são variadas. Atualmente, a secretaria conta com cerca de 50 pedidos de concessão de área para empresas. Os setores envolvem desde hotéis e estaleiros, até central de gás. O município aposta na criação de um distrito industrial focado na área de petróleo e gás. Entre os benefícios a serem concedidos - de acordo com uma lei municipal de 2008 - estão incentivos fiscais.

Crescimento anual
 
Em Anchieta o crescimento do número de empresas acompanhou o cenário financeiro mundial. Em 2008, diante da crise, 129 empreendimentos foram abertos. Um ano depois, foram 147. Em 2010, o setor jurídico da cidade registrou 170 novos cadastros. Em janeiro de 2011, já foram 13 novas empresas. O petróleo também é visto como o principal motor para esse crescimento.

"São três fatores que impulsionam a abertura de empresas. O primeiro é o petróleo, que já está atraindo maior circulação de renda no município. O segundo são as expectativas dos grandes investimentos. Ainda temos, como terceiro fator, a busca por melhor qualidade de vida, que desenvolve o setor de construção civil. O que comprova esse cenário é a tendência de novos condomínios residenciais", explica o secretário de Integração Econômica e Regional, Marcus Zanotti.

O setor de comércio representa a maior parte das novas empresas, entre elas, estão salão de belezas, restaurantes e bares. O ramo de construção civil fica em segundo lugar. Em ambos os municípios, os secretários relatam que a quantidade de empresas que fecharam em 2010 é pequena. Em Anchieta, por exemplo, foram apenas oito. Já em Presidente Kennedy, apesar de não divulgar números, o secretário de Desenvolvimento Econômico diz que "a tendência, pelo momento em que vivemos na economia, é de crescimento. A quantidade de empresas que encerram as atividades é mínima".

PRAIA_~1
Fonte: Blog Kennedense com informações- Gazeta On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário