quinta-feira, 7 de junho de 2012


CENAS DE VANDALISMO SÃO REGISTRADAS NA MONTAGEM DOS TAPETES EM CABRO FRIO


Algumas pessoas tiveram que refazer o trabalho.

Outros que foram olhar, também se espantaram com o comportamento de muitos adolescentes.

Em Cabo Frio, os tapetes de sal começaram a enfeitar as ruas na última quarta-feira (6). Cento e quarenta toneladas do produto foram usadas para cobrir aproximadamente 1.200 metros das ruas centrais da cidade. Durante a montagem dos tapetes, cenas de fé e devoção, mas também de desrespeito e vandalismo.

A Avenida Nossa Senhora da Assumpção começou a ser colorida no início da noite. Os tapetes só ficariam prontos na madrugada. Os alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus puderam ir para casa bem cedo. O tapete de 14 metros, que reproduz um vitral de igreja, com os cinco temas propostos pela paróquia, ficou pronto às 21h.

Devoção que contrastava com o comportamento de outros participantes. A celebração começou em 1247, se transformou em tradição entre os católicos, cultivada até hoje. Mas, em Cabo Frio, o que era para ser um encontro entre as famílias e amigos em torno da fé teve imagens de bagunça e desrespeito.

De repente uma correria. Era uma guerra com o sal que deveria ser usado para fazer os tapetes. Algumas pessoas reclamaram que tiveram que refazer o trabalho. Outros que foram olhar a festa religiosa também se espantaram com o comportamento de muitos adolescentes. Os responsáveis pela montagem dos tapetes tiveram que chamar a polícia.

Depois desse episódio lamentável, tudo transcorreu bem. Os tapetes estragados foram refeitos e o que se via na manhã desta quinta-feira (7) era muita beleza espalhada pelas ruas. É uma tradição, mas que se renova e surpreende a cada ano. Independentemente da religião de cada um, vale a pena conferir de perto para admirar o resultado de tanto esforço madrugada a fora.

A confecção de tapetes também é um concurso, em Cabo Frio. Umacomissão avalia o mais belo e criativo. Às 16h será celebrada a Missa Campal, na Praça Porto Rocha, seguida de procissão. Às 20h, na mesma praça, haverá barraquinhas de alimentação e música, com o cantor Ítalo Villar.

fonte:Blog Rio das Ostras Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário