terça-feira, 25 de dezembro de 2012


PRAIA DAS NEVES-UM PEDAÇO DO PARAÍSO  

 ESQUECIDO





Por Luciana Maximo

A Praia das Neves, localizada quase na divisa do Estado do Espírito Santo com o Estado do Rio do Janeiro, no município de Presidente Kennedy, embora seja considerada pelos turistas como um pedaço do paraíso, se encontra completamente esquecida pelo poder público local. A praia está a 20 km da sede do município e da Praia de Marobá, a 15 km do Centro. O mar ora agitado, ora calmo e o vento forte que balança os pinheiros fazem do local um cenário de filme. O trecho tem infraestrutura com asfalto até a chegada do mar, camping e restaurantes aconchegantes e alguns pequenos comércios. Ambiente ideal para o lazer em família. Na divisa com o estado do Rio de Janeiro encontra-se uma grande área de mangue por extensão. São 300 hectares cercados de Mata Atlântica e restinga. Destaque para as capivaras, macacos, jacarés. Uma ótima opção de eco-turismo. Mas falta muita coisa por lá. Quem reside no local se sente esquecido e eles clamam por melhorias.

No entanto, toda essa beleza parece não fascinar os administradores locais que não investem na infraestrutura do local. Postes caindo, lâmpadas que não acendem mais e lixo pelas ruas, muitas folhas caídas, além das barraquinhas à beira-mar totalmente destruídas. O que foi feito: apenas uma pintura de azul com uma margem vermelha no calçadão. Os comerciantes se queixam do abandono, o que acaba por dificultar a alta temporada por lá. Outra reclamação dos comerciantes é com relação ao acesso. Não há linhas de ônibus em horários variados e quem precisa se deslocar ao centro da cidade ou vai de carro próprio ou sai às 8h e só retorna às 20h. Segurança por lá também fica a desejar.

De acordo com o corretor de imóveis, Francisco Augusto Rosa Sarlo, que trabalha com imóveis há 25 anos, o lugar é maravilhoso, mas está literalmente abandonado. “Lamentavelmente não temos influência política nenhuma. Infelizmente a realidade é essa. Contamos com o prefeito e Câmara, mas infelizmente não somos atendidos aqui. Temos uma praia muito bonita, mas precisa ter uma divulgação, um trabalho de turismo melhor, pois tem pessoas que ainda não conhecem isso aqui. Precisamos de ter um incentivo. Nossas cabaninhas nas praia estão todas deterioradas, as ruas estão cheia de mato, um abandono total”, solicitou o administrador. Infelizmente estão abandonados os comerciantes que estão na Praia da Neves. “Em termo de infraestrutura, de melhoramento, esperamos que eles vão nos dar uma atenção. Há aqueles que dizem quando vêem aqui a primeira vez ‘Augusto, isso aqui parece o fim do mundo’, e eu digo: ‘Isso aqui é o paraíso que poucos tiveram o privilégio de conhecer’. O que incomoda aqui é o silêncio”. Falta muita coisa pelas bandas das Neves. Não há um posto de saúde, não tem um atendimento médico imediato, não tem segurança. “Esperamos que um dia nossas autoridades políticas um dia possam acordar. Temos uma associação de moradores que levam os anseios até à Prefeitura, mas lamentavelmente, não obtemos nenhum resultado”.


Transporte
Além de todos os problemas já pontuados por Augusto, o transporte é outro quesito que complica e dificulta o acesso à Praia das Neves. “A empresa que nos atende aqui é a Costa Sul, mas o horário de ônibus é muito precário. Nós temos um ônibus aqui às 7h e às 11h para Cachoeiro de Itapemirim e só temos um ônibus que retorna de Cachoeiro às 20h. Estamos numa praia maravilhosa, mas praticamente deixada para trás. São três restaurantes no local, diversas pousadas, chalés, mini padaria, mas não existe farmácia, um posto de saúde, uma ambulância para prestar um socorro de imediato. “Precisamos com urgência de uma atenção, pois o verão está chegando. Nós temos tanto dinheiro em caixa e aqui está desse jeito”, reclamou Augusto.

Outro comerciante que saiu de Laje de Muriaé é Eduardo Gomes da Silva. Ele investiu em uma pousada na Praia das Neves, contou ser o primeiro empresário a construir um estabelecimento do gênero no local há 15 anos. “Aqui está havendo um descaso da administração pública muito grande. Praia das Neves não conta com infraestrutura, não tem um policial aqui, nem um posto de saúde. Eles aparecem aqui esporadicamente, sem critérios nenhum. A única coisa que está regular no momento é a coleta de lixo, fora isso não tem nada. A iluminação pública é péssima, tem postes caindo. As ruas estão todas abandonadas. Em julho passaram uma patrulha e fizeram uma coisa horrível”, disse. O empresário que reside na Praia destacou que o Espírito Santo começa lá. “Infelizmente, para os administradores o ES começa em Marobá. Existe uma linha de ônibus que vem de Itaipava a Marobá e não chega aqui. O morador que fica aqui está ilhado”.

A programação de réveillon não contempla a Praia das Neves, apenas uma pequena queima de fogos, segundo Augusto. “Não foi contratada uma banda sequer, o administrador já encerrou as contas e não vai ter nada aqui. Isso é um descaso muito grande”, disse. A reportagem passou todo o dia no local e pode ver de perto o abandono dos comerciantes e moradores que estão lá porque o lugar é realmente um pedaço do paraíso, mas precisa de ser cuidado pela administração pública que abarrota nos cofres mais de R$600 milhões.

Fonte: Blog Kennedense com informações-Espirito Santo Noticias

Um comentário:

  1. Olá Augusto, conhece a praia das Neves há mais ou menos 3 anos e gostei muito, anda tem o bar do sr, Aprígio? Onde fica sua pousada? Quando fui com amigos alugamos uma casa na rua rio de janeiro, 230, do sr. Carlos Antônio de Assis Silva, de minas conhecido como Carlinhos, não temos mais os telefones do sr.Carlos, você o conhece? Sr. Carlos mora aí? Quero voltar agora em janeiro aí na Praia das Neves, obrigada, aguardo resposta: martafdeassuncao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir