Prefeitura de Marataízes e Governo do Estado desenvolvem projeto de consolidação do Trapiche
Com a intenção de preservar ainda mais a história do Município de Marataízes, a atual administração em parceria com o Governo do Estado está desenvolvendo o projeto de consolidação, isto é, estabilização das paredes remanescentes do Século XIX, do Trapiche.
Por ser tratar de um patrimônio tombado pelo Estado do Espírito Santo, o projeto do trapiche está sendo orientado pela Gerência de Memória e Patrimônio da Secretaria Estadual de Cultura. Em breve, o projeto será encaminhado para análise da Câmara Especializada do Conselho Estadual de Cultura e posterior aprovação junto ao Conselho Estadual de Cultura.
“Neste momento, o importante é enfatizarmos que todas as ações cabíveis para a salvaguarda do Trapiche já estão acontecendo. Por ser uma ruína, as condicionantes são mais difíceis em relação à reestruturação, mas temos certeza que o patrimônio, assim como a história de nosso Município serão preservados”, informou a Diretora de Cultura, Cora Augusta Aguieiras.
O Trapiche foi construído no início do século XIX e é um dos principais marcos da história de Marataízes. A obra foi erguida à base de materiais importados, possuía dois pavimentos e foi, na época, o escritório da Coletoria Estadual, servindo como ponto de apoio para as exportações e importações de produtos do Brasil e do exterior. No setor pesqueiro também teve grande influência positiva, pois era um referencial da indústria pesqueira.
fonte:Maratimba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário