sábado, 20 de novembro de 2010

Após chuva de granizo, prefeitura de Presidente Kennedy decreta situação de emergência

Agência Brasilgranizo
 
O município de Presidente Kennedy-ES, está em situação de emergência depois de ser atingido por uma chuva de granizo. De acordo com o novo coordenador da Defesa Civil do município, Édino Luiz Rainha, o distrito de Jaqueira, com 1,5 mil habitantes, também foi atingido.
 
Os telhados das casas foram destruídos e 20% da lavoura de mamão foram perdidos durante a tempestade.
Mais de 100 casas foram atingidas, inclusive os móveis de alguns moradores. A Defesa Civil calcula que cinco localidades sofreram as consequências: Jaqueira, Areinha, Santo Eduardo, Marobá e Campo Novo.
- A chuva durou em torno de 15 a 20 minutos e as maiores pedras caíram em Jaqueira.
 
O município de Presidente Kennedy fica a 130 quilômetros de Vitória, que também foi atingida pela tempestade, na tarde desta sexta-feira(19).
 
De acordo com o meteorologista do Núcleo Estadual de Meteorologia, Hugo Ramos, formaram-se nuvens carregadas de tempestade, que se deslocaram ao longo da tarde para a região metropolitana de Vitória e, às 20h, atingiram toda a região.
 
Segundo Ramos, nos últimos sete dias, choveu 51 milímetros, cerca de 40% do que deveria chover durante todo o mês.
 
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as rajadas de vento chegaram a 100 quilômetros por hora. O produtor Tarcísio Seccon vai perder cerca de 20% da safra de mamão, por causa dos muitos pés quebrados. Pelos cálculos dele, isso equivale a 32 toneladas da fruta.

Plantações de mandioca, maracujá, mamão e cana-de-açúcar também sofreram danos. Técnicos do Incaper estão percorrendo as áreas para avaliar os prejuízos e orientar os agricultores a aproveitarem o que restou.
O prefeito de Presidente Kennedy, Reginaldo dos Santos Quinta, afirmou que decretou situação de emergência. O pedido foi enviado ao Governo do Estado. Mas o município vai arcar com as despesas dos reparos.

"Agora não é preciso uma burocracia tão grande para fazer o decreto de emergência, depois dessa visita já vamos reconhecer os problemas. A prefeitura de Presidente Kennedy não vai precisar de verbas estaduais e nem federais, vai repor as telhas perdidas para os moradores com dinheiro próprio", ressalta o representante da Defesa Civil Estadual, Tenente José Almeida.

fonte:Blog Kennedense com informações Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário