domingo, 28 de novembro de 2010

 Prefeito pede revisão do censo em Macaé

O aumento de apenas 84 pessoas em Macaé entre julho de 2009 – quando foi divulgada estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – e novembro de 2010, motivou o prefeito Riverton Mussi (PMDB) a pedir revisão do censo 2010 em Macaé. No ano passado, a estimativa apontou 194.413 habitantes e neste ano, 194.497.

- Se apenas 84 pessoas chegaram ao município em um ano e quatro meses, não teríamos registrado aumento nas inscrições de programas sociais, de habitação, nos módulos do Estratégia Saúde da Família e nem o número de novas matrículas na rede de educação se aproximaria dos quatro mil, como aconteceu neste ano. Respeitamos muito o IBGE, um instituto sério e competente, mas acreditamos que houve dificuldade em Macaé para que o instituto concluísse de forma idônea o censo. Por isso pedimos a revisão dos dados coletados pelo censo demográfico em Macaé – comentou o prefeito.

Riverton enviou uma correspondência para o IBGE, com base no levantamento feito pela Câmara Permanente de Gestão (CPG), solicitando a revisão. “Encontramos uma variação de 551,9% no aumento do número de habitantes em Macaé entre 1940 e 2008, quando no Estado do Rio de Janeiro a variação foi de 339,4%. Tudo isso com base nos dados do próprio IBGE. Se o município acompanha esse crescimento, como pode ter registrado aumento de apenas 84 pessoas em um ano?”, questionou o presidente da CPG, Romulo Campos.

Segundo ele, outro dado é que de 1991 a 2002, a população de Macaé cresceu uma média de 3,4% ao ano, contra 0,75% da cidade do Rio. “Macaé recebe um grande número de trabalhadores por semana em busca de emprego, que só existe para quem tem qualificação. Por isso a cidade foi apontada pela Fundação Getúlio Vargas como a nona melhor cidade do Brasil para se fazer carreira, o que mostra também essa migração para o município, consolidado como a capital nacional do petróleo”,disse o prefeito.

Outra informação citada que serve de base para revisão do censo demográfico é o número de empregos formais: segundo o Ministério do Trabalho, Macaé atingiu 103.159 pessoas com carteira assinada no ano de 2009. “A prefeitura de Macaé está à disposição do IBGE para ajudar no quer for preciso, mas é fundamental a revisão”, analisou Riverton.

fonte:Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário