segunda-feira, 29 de novembro de 2010


PF vai investigar possibilidade de
um novo vazamento do Enem

Aluno quase gabaritou o exame e teria tido acesso ao gabarito
Agência Estado


Edson Lopes Jr/R7
A Polícia Federal admitiu hoje que vai abrir investigação sobre uma suposta nova fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrida no Nordeste. Um aluno de um cursinho pré-vestibular em Petrolina, em Pernambuco, teria tido acesso às provas um dia antes delas serem aplicadas e oferecido o gabarito a amigos.
O estudante teria quase gabaritado a prova acertando 172 das 180 questões do exame . O procurador do MPF (Ministério Público Federal) do Ceará, Oscar Costa Filho,  diz que a nova investigação reforça a necessidade de anulação do exame.

- Isso só vem reforçar nosso pedido de anulação do concurso. Inclusive antes mesmo dele ser realizado pedi a Justiça Federal que o exame não acontecesse, pois não havia nenhuma segurança para evitar a fraude como aconteceu. Mas a juíza negou nosso pedido, alegando que o cancelamento causaria uma comoção nacional.

Ele ainda aguarda o relatório da Polícia Federal que comprova o vazamento do tema da prova de redação a partir dos professores Eduardo Ferreira Affonso e Marenilde Brito Affonso, de Remanso (BA).
- Pedi este relatório há três dias e ainda não recebi. Só posso entrar com mais provas junto ao processo que requer a anulação do Enem com este relatório para reforçar o pedido de total anulação do exame.

 Costa Filho revelou que vai se encontrar com o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante Júnior, na próxima semana, em Fortaleza, e espera que a entidade se manifeste a favor da anulação.
O processo que perde a anulação do Enem corre na justiça federal  desde o dia 8 de novembro. O procurador autor da ação diz que o Exame foi fraudado e "está eivado de erros".

Ele destaca que caberá à juíza da 7ª Vara Federal do Ceará, Karla de Almeida Miranda Maia, a decisão. O Ministério da Educação (MEC) tem prazo de 60 dias para se defender. Possivelmente antes da aplicação da nova prova para os alunos prejudicados, em 15 de dezembro, a juíza termine de julgar o processo

Nenhum comentário:

Postar um comentário