sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tiririca ainda na mira

Promotor pede cinco anos de prisão para palhaço por falsidade ideológica

Rio - O promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes pediu a condenação a cinco anos de prisão do deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), por falsidade ideológica. O pedido foi feito nas alegações finais apresentadas na ação que apura o caso na Justiça Eleitoral de São Paulo. Deputado federal mais votado do Brasil, com mais de 1,3 milhão de votos, Tiririca é acusado de fraudar a declaração de escolaridade apresentada no processo de registro de sua candidatura.

“Pedi a condenação na pena máxima, tendo em vista a repercussão social do crime”, alegou o promotor. Ele explicou que o tipo de crime “não leva ninguém para a cadeia porque é sem violência”, mas que o importante será a perda do mandato de Tiririca. 

Para o promotor, o palhaço e humorista é analfabeto. No dia 11, Tiririca se submeteu a testes de escolaridade no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O resultado está sendo analisado pelo juiz Aloísio Sérgio Silveira, responsável pelo caso. “Tiririca não consegue interpretar um texto e só consegue juntar sílabas”, afirma o promotor. A atuação dele no caso, porém, já levou a Corregedoria do Ministério Público (MP) a abrir investigação para apurar eventuais excessos.
DEFESA
O advogado de Tiririca, Ricardo Vita Porto, não quis comentar ontem o pedido do promotor. Além da escolaridade, a ação contra Tiririca apura também se a declaração entregue por ele à Justiça foi escrita por outra pessoa, O processo agora vai ser encaminhado à defesa do humorista, que terá cinco dias para apresentar suas alegações. Quando receber os argumentos, o juiz tem dez dias para dar a sentença. Após a diplomação de Tiririca como deputado federal, o caso terá que ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) porque ele passará a ter foro privilegiado.
fonte:O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário