quinta-feira, 22 de setembro de 2011


Início da primavera pode trazer aumento de casos de catapora


R7


Foto: R7

















A primavera, que começa nessa sexta-feira (23), facilita a transmissão de catapora por causa da elevação da temperatura, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Por isso, o órgão está divulgando um alerta sobre sintomas, cuidados e formas para prevenir a disseminação da doença.
A catapora atinge principalmente crianças, mas os adultos infectados com o vírus requerem cuidados especiais, sobretudo se tiverem outras doenças associadas.
Altamente contagiosa, a doença se caracteriza pela presença de febre e pintas vermelhas espalhadas em todo o corpo, que evoluem para crostas, até a cicatrização.
A maioria das crianças tem entre 250 e 500 lesões, que formam crostas e permanecem por até duas semanas.
A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto, através da saliva ou secreções respiratórias, ou por contato com o líquido do interior das vesículas. Depois de infectado, o paciente fica imune à doença.
Os infectados precisam ter especial atenção com as condições de higiene da pele e se alimentar bem. No caso de crianças, deve-se ainda evitar o contato com outras crianças que estejam com a doença.
Entre as recomendações para evitar complicações da catapora estão o corte das unhas, o uso de roupas leves para aliviar as coceiras, não arrancar as crostas que se formam quando as vesículas regridem e consumir alimentos leves e muito líquido.
Em 2010 o Estado de São Paulo registrou 39.043 casos da doença e até julho de 2011 foram registrados 1.413 casos. O pior ano da doença no estado foi 2003, com 51,6 mil casos.

fonte:Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário