quinta-feira, 22 de setembro de 2011


Bancários se reúnem e decidem entrar de greve a partir do dia 27 de setembro no Espírito Santo


Folha Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória
















Os bancários capixabas decidiram, em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (22), no Centro Sindical, recusar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e vão entrar de greve por tempo indeterminado a partir do dia 27 de setembro.
Essa é a orientação do Comando Nacional dos Bancários após a negociação com a Fenaban realizada no dia 20, quando os banqueiros apresentaram um índice de reajuste de apenas 7,8%.
Considerada insuficiente, a proposta foi rejeitada pelo Comando na mesa de negociação. A orientação é o referendo a essa posição nas assembleias. Uma nova rodada de negociações foi marcada para o dia 23.
Apesar de a proposta de índice estar um pouco acima da inflação, de acordo com o sindicato ela não é proporcional aos lucros obtidos pelos bancos. Além disso, não houve elevação no piso salarial, apenas a aplicação do reajuste, e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) não reflete a lucratividade dos bancos, repetindo a mesma fórmula do ano passado.
Ainda segundo o sindicato, os banqueiros não trataram de temas como igualdade de oportunidades, saúde e segurança, remetendo tudo para as mesas temáticas. Sobre emprego e ampliação dos postos de trabalho, a Fenaban afirma que isso é assunto de cada banco. A categoria afirma que a pauta social da categoria também não foi tratada pelos banqueiros, assim como itens essenciais como a garantia da isonomia e a transformação dos correspondentes bancários em agências.

fonte:Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário