sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Abacaxi ornamental, uma boa opção de cultivo

Embrapa
Boa opção para o rampo de floricultura e paisagismo
Boa opção para o rampo de floricultura e paisagismo
A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa pela primeira vez da feira Fiaflora ExpoGarden, que acontece até o dia 25 de setembro, no Pavilhão de Eventos do Anhembi, em São Paulo.

Serão apresentadas duas novas cultivares de abacaxi ornamental, desenvolvidas pela pesquisadora Fernanda Vidigal. “Será uma ótima oportunidade de saber a aceitação de um público altamente especializado, formado principalmente por paisagistas e lojistas do ramo da floricultura”, afirma Fernanda.

As variedades foram geradas a partir de outras que estão conservadas no banco de germoplasma de abacaxi da Unidade, que tem mais de 600 acessos e uma enorme riqueza e variabilidade genética da espécie. “Dentre as variedades silvestres, que não são comestíveis, muitas possuem frutos pequenos, hastes retorcidas e cores variadas, características muito interessantes que podem ser melhor exploradas como ornamentais. A partir de um criterioso trabalho realizado com esta coleção, foi possível identificar e melhorar materiais com potencial para usos diversos no segmento de flores. O melhoramento genético e a construção dos produtos pretendidos foram ações paralelas”, explica Fernanda Vidigal, pesquisadora responsável pelo trabalho que vem sendo realizado nos últimos nove anos.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário