quarta-feira, 19 de setembro de 2012


É um morango ou um abacaxi?

Conheça o pineberrie, uma variedade de morango que é branca e tem sabor de abacaxi

Fruta foi lançada no mercado europeu em 2010. (Foto: Divulgação)
Pineberries: uma novidade deliciosa.
Já ouviu falar de uma frutinha curiosa de coloração branca, com sementes vermelhas e sabor de abacaxi, mas que na verdade é uma variedade de morango? Sim, ela existe e foi batizada com o charmoso nome de pineberrie, que nada mais é do que uma união das palavras pineapple, que em inglês quer dizer abacaxi, e strawberry que significa morango.

Segundo a VitalBerry
empresa que comercializa o produto, o pineberrie surgiu do cruzamento espontâneo entre o morango escarlate norte-americano e o morango branco chileno, levados para a Europa no século 18. A variedade ficou praticamente extinta, até sete anos atrás, quando os criadores holandeses descobriram uma das últimas plantas originais no sul do continente europeu. A partir daí teve inicio um programa de reprodução da planta original até se conseguir uma produção saudável que pudesse ser usada em escala comercial.
A fruta foi lançada no mercado europeu em 2010 e segundo a assessora da VitalBerry, Ghislaine van Berkom, surpreendeu os consumidores. "No começo, as pessoas acharam que era alguma piada pelo dia da mentira, pois o produto foi apresentado no dia 31 de março", afirmou.
Além da coloração, o pineberrie se diferencia do morango tradicional também pelo tamanho menor e pelo sabor fresco e adocicado, que as pessoas costumam associar ao abacaxi. As características físicas inusitadas já despertam a curiosidade das pessoas, mas a fruta ainda possui outros atrativos, como o seu valor calórico, menor que o encontrado em morangos vermelhos. Cada 100g de pineberries têm cerca de 26Kcal, enquanto os morangos convencionais apresentam 39Kcal por porção.
O cultivo dos pineberries é mais delicado e exige cuidados redobrados, além disso, é uma fruta fêmea que precisa de um morango normal para ser polinizada, o que encarece o produto. Segundo os fabricantes, os preços variam de acordo com o país e a temporada chegando a custar, em média, R$ 10 o saquinho de 125g.
Atualmente a fruta é comercializada apenas na Europa, em cadeias de supermercados especializados na Holanda, Reino Unido, Dinamarca, Suíça, França e Rússia. A fruta ainda é pouco conhecida aqui no Brasil e, segundo os fabricantes, não há previsão de quando será exportada para cá. Por enquanto, o único meio de conhecer os pineperries é comprar uma passagem e avião e passar em um supermercado da Europa
fonte:Yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário