domingo, 28 de julho de 2013


Alternativa para a colheita da cana-de-açúcar sem queima em Campos

Secretaria Municipal de agricultura fez teste em canaviais de Ibitioca e Serrinha
 Divulgação

Secretaria Municipal de agricultura fez teste em canaviais de Ibitioca e Serrinha

Em virtude do custo elevado das máquinas cortadeiras de cana-de-açúcar, a Secretaria Municipal de Agricultura busca alternativas para o pequeno produtor rural, que tem a obrigação de efetuar o corte de parte do canavial sem a queima da palha, conforme a legislação vigente.
Nesta semana, após aquisição de um implemento agrícola desenvolvido no interior do estado de Pernambuco para o corte semi mecanizado da cana, a secretaria local fez uma operação de demonstração do equipamento numa propriedade rural com canavial entre os distritos de Ibitioca e Serrinha. 
O equipamento colhe a cana, ao mesmo tempo em que faz os feixes (de cana) para facilitar a colheita pela embarcadeira, popularmente chamada na região de motocana. O secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, explica que “O equipamento é simples e o funcionamento é também simples e pode ser acoplado a um pequeno trator, com funcionamento eficiente no veículo traçado com pelo menos 80 cavalos de potência”. 

FUNCIONAMENTO
O trator passa sobre a leira (linha de cana) com o equipamento acoplado na traseira, tombando as moitas com palha e mato ao chão. O veículo para, arria o equipamento (que faz lembrar um limpa-trilho) e retorna de ré, com maior velocidade. À medida que a barra do quebra-cana vai tocando nas moitas de cana que foram “deitadas”, o impacto da barra metálica faz o corte ou quebra da cana no ponto onde foi dobrada na primeira passagem do trator.

A operação de demonstração na propriedade rural reuniu diversos produtores rurais que cultivam a cana e as informações foram passadas pelos técnicos agrícolas da secretaria e pelo secretário Eduardo Crespo, que acompanhou de perto a operação de demonstração. Como o equipamento é alternativo e não tem fabricação em série, a Secretaria Municipal de Agricultura mantém entendimentos com técnicos da Uenf, da Pesagro e do IFF, no sentido de aprimorar o equipamento e fomentar a fabricação em empresas metalúrgicas da região.
fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário