segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ferrous decide adiar projeto de mineroduto e porto em Presidente Kennedy
























A mineradora Ferrous Resources decidiu adiar o projeto de um mineroduto de 400 quilômetros entre Congonhas, em Minas Gerais e Presidente kennedy, no Espírito Santo. Como consequência está também adiado o projeto de terminal portuário na cidade capixaba que faz divisa com o munício de São Francisco do Itabapoana no litoral do extremo norte fluminense.

A Ferrous estuda agora usar o transporte ferroviário da mina de Viga em Congonhas até o porto da MMX em Itaguaí. Hoje, com produção de 3,5 milhões de toneladas a Ferrous exporta pelo terminal da Vale em Itaguaí. A ideia é expandir o uso do transporte ferroviário, pela empresa de logística MRS, para exportar maior quantidade, abrindo mão do mineroduto e do porto no litoral capixaba.




O projeto no litoral capixaba, embora tenha um custo de logística muito menor, com uso do mineroduto, comparado ao ferroviário, exigiria um investimento de US$ 5 bilhões. A Ferrous espera atingir uma produção de minério de ferro da ordem de 15 a 17 milhões de toneladas em 2017.



A Ferrous fez um grande investimento na elaboração de projeto e licenciamento ambiental para instalação do porto no litoral do Espírito Santo, mineroduto de 400 quilômetros e ainda para a aquisição de terras para a passagem do duto e para a implantação do porto, que não deverão ser utilizados, pelo menos, no curto prazo. A audiência pública para o licenciamento aconteceu em setembro de 2010 (aqui)



A justificativa apresentada é a dificuldade em fazer captações de financiamento depois da crise de 2008. Não foi dito, mas, não é difícil supor que os problemas com o projeto do grupo EBX, especialmente o Porto do Açu, que afeta a Anglo American na exportação de minério tenha relação direta com a decisão da Ferrous.

Nenhum comentário:

Postar um comentário