quarta-feira, 25 de setembro de 2013

São Francisco aparece em último lugar no Índice Firjan de Gestão Fiscal do RJ

 

Os dados de referência são de 2011, não refletindo o trabalho da atual gestão.

O município de São Francisco de Itabapoana aparece em último lugar no Estado do Rio de Janeiro no ranking do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). Os dados de referência são de 2011, não refletindo o trabalho da atual gestão. A posição do ranking nacional do IFGF também é ruim. Entre os 5.164 municípios avaliados pela Firjan São Francisco aparece na posição 4841º. O índice é mais uma vergonha para o município, que quase sempre aparece em último lugar em tudo. É mais um desafio para o prefeito Pedrinho Cherene em melhorar essa posição e implantar uma gestão fiscal eficiente. 

Veja aqui os detalhes do IFGF do município de São Francisco de Itabapoana.

Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida –, o IFGF foi desenvolvido pelo Sistema FIRJAN pelo contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática. Trata-se de uma ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.

Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o país: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Com base nesses dados oficiais, o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal 2013 – ano de referência 2011 – avaliou a situação fiscal de 5.164 municípios, onde vivem 181.474.298 pessoas – 96% da população brasileira. Apesar da determinação da lei, os dados do exercício fiscal 2011 de 399 prefeituras não estavam disponíveis ou não eram consistentes (informações que não foram passíveis de análise).
 
fonte:Blog do Paulo Noel

Nenhum comentário:

Postar um comentário