segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ÁGUAS INVADEM AS RUAS Matadouro está sendo atingida pelo Rio Paraíba

Ururau
Rio Paraíba não pára de subir
Rio Paraíba não pára de subir
Rio Paraíba não pára de subir
Rio Paraíba não pára de subir
Rio Paraíba não pára de subir
A cheia do Rio Paraíba do Sul deixa a Defesa Civil de Campos em alerta máximo nesta segunda-feira (17/01). Segundo o comandante do órgão, Marcos Soares, 30 famílias que viviam próximas ao leito do rio, na Ilha do Cunha, tiveram as casas invadidas pela água e estão desabrigadas. Elas foram levadas para o Colégio 29 de Maio.

 De acordo com Marcos Soares, o  Paraiba do Sul atingiu 10,20 metros e algumas regiões começam a apresentar alagamentos. "Na localidade Matadouro já começa a ter água nas ruas. Elas também podem ser de esgoto clandestino que, na cheia do rio, retorna para os ralos", explicou o comandante.


Problema recorrente
Há um mês, moradores da Ilha do Cunha foram retirados de forma preventiva, já que o rio estava subindo. De acordo com Soares, quando a situação melhora, as famílias voltam para casa, mesmo sabendo dos riscos.


Ainda segundo ele, o nível do Paraíba do Sul está estabilizado. No entanto, a possibilidade de chuva nas regiões Serrana e Noroeste do preocupa a Defesa Civil. "Estamos quase no final do rio e as chuvas em diferentes locais influenciam no volume das águas. Entramos em contato com estações de controle de outras cidades e a situação segue estável", disse Marcos Soares.

De acordo com o comandante da Defesa Civil de Campos, moradores das regiões de risco da cidade serão levados para novas casas que estão sendo construídas pela prefeitura em áreas seguras do município.


Marco ressaltou que, caso o nível do Paraíba do Sul atinja a cota de 10,40m, haverá transbordo nas Comunidades da Tira Gosto, Coroa e Matadouro, além das águas sair por alguns bueiros da cidade. “Mas já providenciamos centenas de sacos de areia para colocar nos bueiros caso isso venha acontecer”, disse.

O subsecretário de Defesa Civil Municipal, Edson Pessanha, adiantou, ainda, que em todos os lugares que tiveram alagamentos em virtude da forte chuva que caiu no município no último sábado (15), os problemas já foram solucionados neste domingo (16), com bombas de sucção e motobombas.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário