quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Aumenta para 114 o número de mortos na Região Serrana

O município de Teresópolis subiu de 71 para 89 na tarde desta quarta-feira

Rio - O número de mortos pelas chuvas no município de Teresópolis, na Região Serrana, subiu para 89, desde a madrugada desta quarta-feira. No total já foram contabilizadas 114 vítimas fatais na região, sendo 18 mortos em Petrópolis e sete em Nova Friburgo.
Segundo a Defesa Civil de Teresópolis já foram registrados cerca de 960 desabrigados e 1280 desalojados. Os óbitos ocorreram principalmente nas localidades de Poço dos Peixes, Fazenda da Paz (bairro Posse) e Granja Florestal. Também tiveram vítimas no Parque do Embuí, Barra do Embuí, Vale Feliz, Jardim Serrano, Caleme e em Bonsucesso, na zona rural do município. Foram 17 bairros atingidos.
Foto: Cristiano Lopes / Agência O Dia
Moradores observam casa destruída pelas chuvas em Nova Friburgo | Foto: Cristiano Lopes / Agência O Dia
O prefeito de Teresópolis, Jorge Mario, já declarou situação de emergência no município. O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, está com as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalhando no resgate de vítimas, na identificação de áreas de risco e orientando os atingidos a se dirigirem para os abrigos preparados pela Prefeitura. São 800 homens em um trabalho constante para encontrar desaparecidos e encaminhar os desabrigados. De acordo com registros da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 140mm de chuva, volume esperado para todo o mês de janeiro

Foto: Cristiano Lopes / Agência O Dia
Foto: Cristiano Lopes / Agência O Dia
A orientação é para que os desabrigados se dirijam para o Ginásio Pedrão, localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Centro, com capacidade para 200 pessoas, e para um galpão situado na Rua Tamoio, s/n, no bairro do Meudon, onde cabem 400 pessoas. As escolas dos bairros atingidos também estão acolhendo as vítimas.

O município ficou sem energia desde 2h da manhã e o serviço começou a ser restabelecido por volta de 8h30 da manhã desta quarta-feira, mas alguns bairros seguem sem o fornecimento de energia.

A Prefeitura de Teresópolis está recebendo doações de alimentos não perecíveis, água, roupas e cobertores. As doações podem ser entregues no Ginásio Pedrão. Informações também podem obtidas pelo telefone da Defesa Civil: 199.

Encontram-se em Teresópolis para apoiar as ações do Governo Municipal no atendimento às vítimas o Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, e a Presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos. O Senador Lindberg Farias está se dirigindo ao município, acompanhado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e do ministro das Relações Institucionais, Luis Sérgio. Eles chegaram por volta das 16h15m ao Aeroporto Santos Dumont.

Comércio fechado em Nova Friburgo

Estabelecimentos comerciais estão fechados no município de Nova Friburgo que registra até a tarde desta quarta-feira, sete mortos. Lojas e supermercados só abriram para limpeza. De acordo com a Defesa Civil o número de mortos ainda pode ser superior ao divulgado.
Foto: Gerson Gonçalo / Agência O Dia
Moradores ajudam Bombeiros no resgate de vítimas das chuvas em Nova Friburgo | Foto: Gerson Gonçalo / Agência O Dia
 fonte:O DIA ONLINE RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário