segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ponte João Barcelos Martins em Campos foi interditada por precaução

Ururau
A Ponte foi fechada na tarde desta segunda
A Ponte foi fechada na tarde desta segunda
A Ponte foi fechada na tarde desta segunda
A Ponte foi fechada na tarde desta segunda
A Ponte foi fechada na tarde desta segunda
A Ponte foi fechada na tarde desta segunda
A Ponte foi fechada na tarde desta segunda
Por precaução, às 17h45 desta segunda-feira (17/01) a Ponte João Barcelo Martins, em Campos, foi interditada devido a suspeita de avarias em sua estrutura. A prefeita Rosinha Garotinho, com o Tenente Coronel dos Bombeiros Jordão, que é da Defesa Civil do Rio de Janeiro estiveram presentes no local e decidiram conjutamente pelo fechamento da Ponte até que o nível do Rio Paraíba venha a baixar e assim possa ser feita uma avaliação técnica.

Os secretários da Defesa Civil, Marcos Soares; de Obras, César Romero; o Gerente de Infraestrutura, Antônio José Petrucci; de Comunicação, Mauro Silva e o comandante da Guarda Civil Municipal, F. Mello também estiveram presentes.

Durante a parte da manhã desta segunda, mergulhadores do Corpo de Bombeiros avaliavam a estrutura da Ponte João Barcelos Martins e perceberam um balançar em excesso. Ao avisarem aos técnicos do Corpo de Bombeiros, imediatamente informaram a Prefeita Rosinha e assim houve a decisao em conjunto à tarde.

"Por precaução, por conta do risco, mesmo sem que uma avaliação oficial, baseado na experiência dos técnicos dos Bombeiros e para evitar problemas, decidimos pela interdição, afinal é melhor previnir do que remediar", disse a prefeita Rosinha.

Os engenheiros só poderão fazer uma avaliação criteriosa, quando o nível do Rio Paraíba do Sul voltar ao normal.

Sobre as demais pontes da cidade sobre o Rio Paraíba, o Tte. Cel. Jordão afirmou que não existe nenhum tipo de preocupação, e que com relação a João Barcelos Martins seus pilares mais antigos são de menor resistência e nesses casos precisa de maior atenção. "O histórico da ponte já é o suficiente para deixar todos em alerta. As informações do mergulhador e falta de possibilidade de uma precisa avaliação faz com que neste momento seja melhor previnir com o fechamento da ponte", declarou o representante da Defesa Civil do Rio de Janeiro.

PREOCUPAÇÃO COM POSSIBILIDADE DE COTA MAIS ALTASegundo o comandante da Defesa Civil, Marcos Soares, o Rio Paraíba deverá receber mais águas vindas do Sul Fluminense, precisamente do município de Barra do Piraí, onde chuvas fortes atingem a localidade. É esperada um acréscimo de 15 centímetros ao nível atual do rio, que às 18h estava com a cota em 10,23m.

PONTE COMPLETARÁ 138 ANOS EM ABRIL
A mais antiga ponte de Campos, a João Barcelos Martins também já chamada de ponte de pau, ponte municipal e ponte do meio foi inaugurada no dia 05 de abril de 1873, portanto completará em 2011, 138 anos de travessia ligando o Centro à Guarus.

A Ponte em estrutura metálica, já teve um de seus apoios comprometido e reforçado, chegou a funcionar em um só sentido, em horários alternados, conforme o fluxo da demanda de tráfego, e hoje é utilizado apenas para motos e bicicletas circularem

DADOS HISTÓRICOS
Decreto datado de 1865 autorizava a contratação da empresa “Dutton&Chandler” para a construção de uma ponte de ferro sobre o Rio Paraíba do Sul.

A ponte foi inaugurada em 1873 e foi custeada pelo Barão da Lagoa Dourada. Em 1874, com a ponte já construída, o presidente da província, atendendo a pedido Thomaz Dutton Junior, empresário construtor da ponte, aprova por resolução o Regulamento Provisório para o Transito na Ponte sobre o Rio Paraíba.

Estava previsto no regulamento o pagamento de taxas para utilização da ponte, cujo valor deveria se aprovado pela Câmara Municipal.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário