quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Recurso de Fabinho do Estaleiro entra na pauta para julgamento no TRE

Decisão também definirá futuro político do vereador Claudinho Viana


Correligionários e eleitores do vereador afastado Fabinho do Estaleiro (foto à esquerda) e do atual vereador Claudinho Viana (foto à direita), ambos do PSDB, vivem momentos de expectativa, e a política de São Francisco de Itabapoana terá mais um importante capítulo com um julgamento que envolve os interesses desses dois políticos que alcançaram expressivas votações na eleição para vereador de 2008. É que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) incluiu na pauta da sessão ordinária de amanhã, 27-01, o julgamento do Recurso Eleitoral Nº 29-36.2008.6.19.0130 no qual Fabinho do Estaleiro declara ser inocente da acusação de compra de votos nas eleições de 2008. O julgamento está marcado para as 16 horas.

A novidade no processo foi uma juntada de documentação protocolada no TRE pelo Vereador Claudinho Viana na tarde desta terça-feira (26), horas após a inclusão do processo na pauta para julgamento. O blog não teve acesso a esses documentos, e , agora é aguardar essa decisão em segunda instância, que, independente do resultado, ainda caberá recurso ao TSE. O relator do processo é o Desembargador Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz. O mesmo que em 30 de agosto de 2010 negou uma liminar para que Fabinho respondesse ao processo no cargo.

O julgamento é muito aguardado nos bastidores da política sanfranciscana. Afinal, apesar de estarem no mesmo partido, Fabinho do Estaleiro e Claudinho Viana apoiaram candidaturas a prefeito diferentes, e, na Câmara também se mostraram diferentes. Fabinho ocupava a bancada governista; enquanto Claudinho, desde que assumiu o cargo em agosto de 2010, mostrou um perfil oposicionista ao prefeito Beto Azevedo. Na antiga composição, com Fabinho na Câmara, o executivo enfrentou turbulências moderadas. Na nova formação, durante o segundo semestre do ano passado, as turbulências foram mais severas.

Votações expressivas - O vereador Claudinho Viana estava como primeiro suplente do PSDB e assumiu a vaga com o afastamento de Fabinho. Ele foi o terceiro mais votado do partido nas eleições de 2008 com 1342 votos, Jarédio Azevedo teve 1345, enquanto Fabinho, o mais votado da legenda, alcançou 1461 votos.

A cassação - Fabinho teve seu mandato cassado pelo Juiz da Comarca de São Francisco, Leonardo Cajueiro D’Azevedo. Durante entrevista à Rádio São Francisco, em 11 de agosto de 2010, Fabinho disse que o caso envolveu o seu irmão, o ex-vereador Serginho do Estaleiro. “No dia da eleição o meu irmão foi pego fazendo uma aposta com o Felipe, e todos de Guaxindiba sabem que o Felipe gosta de fazer uma aposta. Isso não foi compra de voto”, disse Fabinho. 
fonte:Blog do Paulo Noel

Nenhum comentário:

Postar um comentário