terça-feira, 25 de janeiro de 2011

São Francisco de Itabapoana terá novo parque de energia eólica

Empreendimento será cinco vezes maior do que o já existente.
Investimentos estão orçados em 540 milhões de reais.

Com a necessidade de aumentar a matriz energética brasileira, aliada à busca por fontes de energia cada vez mais limpas, como a eólica, tem crescido o número de empresas criadas para atuar neste setor. E ao que tudo indica esses investidores estão de olho nos ventos que sopram em terras sanfranciscanas. Depois da GESA - Gargaú Energética – que já opera com o primeiro parque eólico da Região Sudeste, é a vez da MML Energia anunciar que vai construir o segundo parque eólico de São Francisco de Itabapoana. O novo empreendimento será cerca de cinco vezes maior do que o atual, e está orçado em 540 milhões de reais.

O assunto, que era tratado sem alardes e de forma discreta entre a empresa e os proprietários de terras a nordeste da sede do município, se tornou público na noite desta segunda-feira, 24-01-11, em Bom Jardim, localidade a cerca de cinco quilômetros do Centro. Na ocasião, já em comprimento à legislação ambiental, foi realizada a primeira reunião pública. Lá foi apresentado o projeto que ganhou o nome de Central Geradora Eólica Bom Jardim I. Apesar do nome, e de a primeira reunião ter sido realizada em Bom Jardim, o empreendimento não será construído na comunidade. É que a idéia do projeto nasceu em Bom Jardim, há cerca de dois anos, quando os primeiros empreendedores iniciaram as conversas com os proprietários de terras.

O novo parque eólico terá 85 torres, equipadas com aerogeradores que somados terão a capacidade de gerar 136.000 KW. A previsão é que as obras comecem em 2012 e o parque entre em operação em 2013. Segundo um dos proprietários das terras, Gelson de Oliveira, a estimativa e de serem gerados 500 empregos na fase de construção.

Localização – A Central Geradora Eólica Bom Jardim I está localizada no município de São Francisco de Itabapoana, cerca de 5 km a nordeste do município. O parque será instalado em terras alugadas de fazendeiros. A área escolhida está compreendida desde a Fazenda São Pedro, próximo à Praia de Manguinhos, passando por terras a leste da Mata do Carvão, até propriedades próximas à localidade de Vilão. Algumas torres também ficarão muito próximas à comunidade de Coréia, no entorno de Buena.

O novo Parque Eólico mudará a paisagem dessas áreas, já que será possível avistar as torres, tanto olhando do litoral para o interior, pela RJ-196; quanto no sentido contrário, pela RJ-224.

Além de Gelson, dentre os proprietários de terras envolvidos no projeto estão: José Renato (Genro do ex-prefeito e saudoso Pedro Cherene), Carlinhos Telhado, Rodrigo Quitete, entre outros. A parceria com os proprietários está firmada, e já existem arranjos de locação para as 85 torres.

Em conversa com o Blog, Gelson disse que a MML ainda trabalha na construção de um terceiro Parque Eólico, ainda em estudos, próximo à Praia de Lagoa Doce, que teria mais 30 torres eólicas.

Clique nas imagens para ampliá-las
Os pontos em amarelo representam as torres eólicas.


Capa e ilustração do 'folder' com o esboço do projeto.


Comerciante sai de Centro de Fisioterapia e acaba atropelado em frente a 3ª Cia da PM em SFI

.
Comerciante escapou por milagre.


A PM interrompeu o trânsito na Av. Afonso Celso para o trabalho da equipe de resgate

Com o impacto o capo da Haillux chegou a ficar amassado.
.
O comerciante de Imburi, Distrito de SFI, Manoel Jorge Lemos, 58 anos , foi atropelado, por volta das 15h40m, de hoje, 25, por um veículo Haillux SWR placa MTT-5464 de Guarapari, ES, dirigido por Eduardo Martins de Campos dos Goytacazes. O atropelamento foi em frente ao Centro de Fisioterapia, na Av. Afonso Celso, de onde Manoel havia saído minutos antes.
.
Do outro lado da pista, os policiais de plantão na 3ª Cia do 8º BPM de São Francisco de Itabapoana (RJ) imediatamente solicitaram a presença do resgate da Secretaria de Saúde. Segundo informações do fisioterapeuta Rafael, que havia atendido o Manoel Jorge, com fisioterapia no ombro, o atropelamento ocorreu logo após ele sair do Centro de Fisioterapia. “Ele saiu como sempre, alegre se despedindo de todos, e em seguida ouvimos um barulho. Ao sairmos, vimos Manoel Jorge já no chão”, disse.
.
O motorista Eduardo Martins disse que estava chegando de Campos com destino as praias de São Francisco. “Tentei evitar ao máximo o atropelamento, enfiando o pé no freio e a mão na buzina, mas não deu tempo, e acabei atropelando este cidadão, o que lamento”, disse. Um policial chegou a informar que o motorista não teve culpa no atropelamento, e que tudo indica que o comerciante Manoel Jorge não teria prestado atenção ao atravessar a Avenida que tem mão única no sentido centro. Felizmente a vítima foi socorrida lúcida aparentemente com ferimentos leves. 

fonte:Blog do Paulo Noel

Nenhum comentário:

Postar um comentário