quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

 ALERTA: CAMPOS E REGIÃO Rio Paraíba começa a subir muito rápido

Ururau
Rio Paraíba sobe e Defesa Civil continua em alerta
Rio Paraíba sobe e Defesa Civil continua em alerta
O Rio Paraíba do Sul subiu 45 centímetros nas últimas 12 horas. A última medição feita às 12h, desta quarta-feira (12), o rio marcou 8,25m, sendo que, ontem (terça-feira, 11), às 18h, o rio marcava 7,80m.

A informação é do secretário da Defesa Civil, Marco Soares, que ressalta que o órgão esta em alerta máxima nas principais localidades que apresentam perigo com aumento das águas do rio.


- Estamos em alerta se houver alguma necessidade de remoção de famílias de alguma localidade. Estamos fazendo a medição do rio de duas em duas horas - completa o secretário.

CHUVAS NA REGIÃO

Climatempo aumenta de 15 para 40 milímetros de chuva para está quarta-feira em Campos e região. Um total de 125 milímetros até domingo.



Quarta-Feira, 12/01

Temperatura: 31ºC entre 23ºC
Volume dágua: 40mm / Probabilidade: 90% 
Vento: NNE a 12km/h / Umidade: 98% entre 40%
Tempo: Chuvoso durante o dia e a noite

Quinta-Feira, 13/01

Temperatura: 33ºC entre 23ºC
Volume dágua: 17mm / Probabilidade: 80% 
Vento: NNW a 11km/h / Umidade: 76% entre 38%
Tempo: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Sexta-Feira, 14/01


Temperatura: 32ºC entre 23ºC
Volume dágua: 10mm / Probabilidade: 80% 
Vento: NW a 8km/h / Umidade: 72% entre 42%
Tempo: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Sábado, 15/01


Temperatura: 29ºC entre 23ºC
Volume dágua: 37mm / Probabilidade: 80% 
Vento: NE a 5km/h / Umidade: 95% entre 70%
Tempo: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Domingo, 16/01


Temperatura: 29ºC entre 21ºC
Volume dágua: 31mm / Probabilidade: 80% 
Vento: NE a 9km/h / Umidade: 97% entre 65%
Tempo: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

 MAIS CHUVAS FORTES VIRÃO


As condições de clima que geraram o temporal da madrugada desta quarta-feira, na Região Serrana do Rio, devem persistir até o próximo domingo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta as defesas civis que a previsão é de chuvas intensas principalmente nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O total de mortes no estado do Rio chega a 31, com 21 deles só na cidade de Teresópolis e os demais em Nova Friburgo.

 De acordo com o meteorologista chefe do setor de previsão do tempo do Inmet em Brasília, Luiz Cavalcanti, uma frente fria deve permanecer estacionada no litoral da região Sudeste do país. “Quando estas frentes frias estacionam no litoral, associam-se a umidade e calor vindos da região amazônica. Isso favorece a intensificação de nuvens e causa chuvas fortes”, explicou Cavalcanti.


Para os deslizamentos, como explica o meteorologista, a chuva contínua – chamada pelos meteorologistas de “chuva significativa” – é a mais perigosa. “A chuva forte, quando registramos 60 milímetros em uma hora, na forma de pancada, causa estragos pontuais, alaga alguma região e cessa seus efeitos”, afirma Cavalcanti. “A chuva constante não alaga, mas vai penetrando no solo e saturando o terreno. Quando essa saturação atinge um nível elevado, ocorre o desmoronamento”, compara.

 Em Teresópolis, onde a situação é mais grave no estado do Rio, no momento os terrenos estão encharcados e a ameaça é de que novas chuvas causem mais deslizamentos. “É possível que existam novos escorregamentos. A terra está molhada, há degradação do solo e construções irregulares. Tudo isso colabora para que haja desabamentos”, afirmou, o coronel José Paulo, subsecretário de Defesa Civil do estado do Rio.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário