sexta-feira, 17 de junho de 2011


Chances de Edmundo voltar à prisão são mínimas

Ex-jogador ficou apenas 18 horas atrás das grades

Rio - Terça-feira, desembargadores da 6ª Câmara Criminal podem julgar o mérito da decisão de Rosita. Em tese, eles poderiam derrubar a liminar e levar Edmundo de volta à cadeia, mas especialistas não acreditam nessa possibilidade porque a Justiça já garantiu a ele o direito de ficar em liberdade até o fim da ação.

A chance de uma nova prisão é mínima. “O Supremo Tribunal Federal não vai julgar o recurso pendente até outubro”, avalia Antônio Gonçalves, especialista em Direito Penal.
Edmundo ficou apenas 18 horas atrás das grades | Foto: Daniel Ramalho / Agência O Dia
Ontem, a assessoria de imprensa da Corte informou que o ministro Joaquim Barbosa não tem prazo para se pronunciar. “Se a Justiça do Rio entendeu que ele deve ficar livre, não há mais que se falar em prisão. O que vai ficar é a lástima para a família das vítimas”, disse o criminalista.
Edmundo ficou apenas 18 horas preso
O ex-jogador de futebol e comentarista Edmundo ficou atrás das grades apenas 18 horas em delegacia de São Paulo. Ele foi preso pela polícia paulista à 1h, mas ganhou a liberdade por decisão liminar da desembargadora Rosita Maria de Oliveira Netto, da 6ª Câmara Criminal do Rio, e deixou a unidade às 19h.
foto materia principal
Após assinar alvará de soltura, ex-jogador Edmundo segue para flat em São Paulo | Foto: Portal Terra
Se o Supremo Tribunal Federal (STF) não acelerar o julgamento de recurso do ex-atleta parado há mais de um ano na Corte, ele pode se livrar de vez do risco de ser preso.

Edmundo foi condenado a 4 anos e 6 meses por acidente em que três pessoas morreram e três ficaram feridas, em 1995.
Pelas contas da Justiça do Rio, a pena prescreve em outubro. Mas foi exatamente porque há recurso de Edmundo nas mãos do ministro Joaquim Barbosa desde 26 de abril do ano passado que a desembargadora decidiu soltar o ex-jogador. A pendência no STF é para decidir se ele teria direito a discutir a redução da pena, o que já havia sido rejeitado pelo Tribunal de Justiça e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Como Edmundo ganhara na Justiça o direito de ficar em liberdade até que o processo fosse completamente encerrado, a desembargadora concedeu o habeas corpus.

O pedido do advogado Arthur Lavigne foi protocolado ao meio-dia. A prisão do ex-atleta foi decretada pelo juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, terça-feira.
Sobrevivente e família de vítima reviveram tragédia

A notícia da prisão de Edmundo abalou as vítimas do acidente e seus familiares. Déborah Ferreira da Silva, que estava no carro do ex-jogador, superou as graves lesões que teve e não quer mais falar sobre o assunto. De acordo com seu advogado, João Tancredo, ela teve muita dificuldade para dormir na noite da prisão do comentarista.
“Ela falou que já tinha colocado uma pá de cal no assunto. Não tem intenção de se vingar de ninguém.Ela não trata mais disso e ficou muito chateada. A história causa uma angústia ainda maior”, explica Tancredo.

Mãe de Joana Martins, que morreu no acidente, Iliane Martins conta que a prisão de Edmundo fez a tragédia vir à tona novamente. “O tempo passa, a gente acalma o coração e toca a vida. Quando essas coisas acontecem, tudo volta. Não estou feliz”, afirma.
Ex-jogador preso em cela vazia, sem cama nem janela

Uma cela desocupada de seis metros quadrados, sem cama nem janela. Foi neste ambiente, em São Paulo, que Edmundo aguardou a chegada dos agentes que iriam fazer sua transferência para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio.
O ex-jogador entrou na carceragem por volta das 9h. Ele recebeu a visita de amigos, que levaram café da manhã. Abatido, só aceitou um achocolatado. Segundo o delegado Eduardo Castanheira, Edmundo não chegou a ter contato com outros detentos: “Aqui, os presos ficam apenas em caráter transitório”.
Polícia do Rio chega a São Paulo junto com a liberdade

Os agentes da Polinter que saíram às 9h do Rio, em dois carros, para buscar Edmundo, chegaram a São Paulo por volta das 16h, quase ao mesmo tempo em que era expedida a liminar judicial que libertava o comentarista da Band.
Considerado foragido desde quarta-feira, Edmundo foi localizado pela polícia paulista através de denúncia anônima. Por volta da 1h, o ex-jogador estava sozinho em seu apartamento no bairro Itaim Bibi, na Zona Oeste de São Paulo, e não resistiu à prisão. Ele foi levado para a 3ª Delegacia Seccional Oeste da Capital, em Pinheiros, onde prestou depoimento e passou a noite. “Edmundo estava dormindo quando chegamos ao prédio. Ele tomou banho, fez algumas ligações e foi para a delegacia para formalizar a prisão”, conta o delegado Eduardo Castanheira, responsável por efetuar a prisão do ex-atleta.
Após ser ouvido na delegacia e passar por exame de corpo de delito, o ex-jogador aguardou a transferência para o Rio em uma cela. De acordo com amigos de Edmundo, ele vai permanecer em São Paulo nos próximos dias.
Picape em alta velocidade
Em 2 de dezembro de 1995, quando saía de boate na Lagoa, o então jogador do Flamengo chocou seu Jeep Grand Cherokee com um Fiat Uno. Morreram Carlos Frederico Britis Tinoco e Alessandra Cristini Pericier Perrota, que estavam no outro carro, e Joana Maria Martins Couto, que estava no automóvel de Edmundo.

Outros 3 passageiros do carro do ex-atleta ficaram feridos — Roberta Rodrigues de Barros Campos, Débora Ferreira da Silva e Natascha Marinho Ketzer. A perícia apontou que ele estava em alta velocidade. Em 99, foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão, em regime semiaberto.

fonte:O DIA ONLINE



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário