quinta-feira, 23 de junho de 2011

Tapete Corpus Christi-Em Pça.João Pessoa

A confecção de tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi.
Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto.
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.
A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental.

 A Comunidade Católica se reuneu em Praça João Pessoa para a confecção dos tapetes,a chuva forte que caiu na madrugada dificultou um pouco mas os trabalhos continuam pela manhã...veja fotos de Ianca Martins

A confecção dos tapetes estão sendo feitas pelas comunidades de :Praça João Pessoa,Aldeia,Imburi 
 de Barra,São Paulinho,Santa Rita,Bom Lugar,Ladeira das Pedras e Santo Amaro



A Redação esteve conversando com Dona Edneia Bichar Coordenadora da capela de Nossa Senhora Aparecida da Comunidade de Adeia um bairro de Praça João Pessoa,e ela nos falava que os jovens da comunidade sairam ainda pela manhã quando chovia para a confecção dos tapetes valeu o esforço olha como ficou o tapelte de Adeia:
 lindo......

Nenhum comentário:

Postar um comentário