quarta-feira, 22 de junho de 2011

Globo tira Renato Machado do Bom Dia Brasil por crise de audiência

 

A Rede Globo decidiu promover um troca-troca em seus telejornais para tentar reverter a crise de audiência. A mudança ocorre por conta de crescimento registrado de 450% da Record na faixa da manhã, quando a Globo leva ao ar o Bom Dia Brasil.

A Record tem na faixa de horário dois telejornais, o São Paulo no Ar e o Fala Brasil.
Estudo apontado hoje pela Folha de S. Paulo mostra que o início da crise de audiência dos matutinos na Globo começou em 2003, quando a Record estreou o Fala Brasil, apresentado logo após o São Paulo no Ar, em formato de jornal. Antes, era uma revista eletrônica.

De 2003 até agora a atração foi de 1,1 ponto em média para 6,1 pontos, crescimento de 450%. A Rede Globo manteve a audiência média, mas perdeu 22% de Ibope sobre o número de televisores ligados. Ou seja, o número de televisores cresceu no período, mas a Globo manteve o mesmo número de telespectadores.

Outras emissoras também foram afetadas pelo crescimento da Record na faixa de horário – o SBT perdeu 25% de sua audiência.

A estratégia da emissora do Jardim Botânico é conquistar público da classe C, responsável pelo aumento de televisores ligados na faixa matutina. Para isso escalou jornalista com maior apelo popular, Chico Pinheiro, para abrir o dia no Bom Dia Brasil.

Nesta manhã, o jornalístico da Globo foi batido pelo São Paulo no Ar, apresentado por William Travassos, por 8,1 pontos contra 7,9. Os números são prévios do Ibope.

Renato Machado ficou 15 anos como âncora do Bom Dia Brasil, e continua apresentando ao lado de Renata Vasconcellos. Ele será correspondente da emissora em Londres.
Veja no gráfico abaixo o desempenho das emissoras nos últimos anos.
graficoshare
Cada ponto no Ibope corresponde a cerca de 58 mil domicílios na Grande São Paulo

fonte:GAZETA DA PARAÍBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário