terça-feira, 28 de junho de 2011

Novas descobertas na bacia de Campos

A cada dia que passa novas descobertas petrolíferas são feitas no litoral brasileiro, e com isso mais geração de emrpegos direta e indiretamente. Nossa região vem se beneficiando bastante com as descobertas, e isso faz com que mais mão de obra seja preparada.

Nesta semana, mais níveis de petroleo foram encontrados, e de boa qualidade por sinal.


Dois níveis de petróleo de boa qualidade no poço exploratório Gávea foram encontrados
Dois níveis de petróleo de boa qualidade no poço exploratório Gávea foram encontrados.

Foi anunciado nesta terça-feira (28/06), pelo consórcio Petrobras, Repsol Sinopec e Statoil, a descoberta de dois níveis de petróleo de boa qualidade no poço exploratório 1-REPF-11A-RJS, conhecido como Gávea. Esta descoberta é a principal realizada no pré-sal da Bacia de Campos.

O poço, localizado a 190 quilômetros da costa do Rio, foi perfurado pelo navio sonda de última geração Stena Drillmax I, em águas de 2.708 metros e atingiu a profundidade final de 6.851 metros.

Ainda estão sendo analisados os resultados obtidos no poço, antes de continuar com o processo de exploração e avaliação da área.

A Repsol Sinopec é a companhia estrangeira líder em direitos de exploração nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, participando em 16 blocos, dos quais é operadora em seis.

Produção de PetróleoA Petrobras iniciou nesta terça-feira (28/06), a produção de petróleo na área de Aruanã, na Bacia de Campos. Segundo a empresa, a produção está sendo usada para teste de longa duração, que vai avaliar o potencial e as condições do reservatório e do petróleo daquele bloco. Só depois do teste, que deve durar seis meses, o campo começa a produzir em escala comercial.

O teste está a cargo da plataforma FPSO Cidade de Rio das Ostras, que vai extrair petróleo da camada pós-sal. Durante o TLD, serão produzidos 12 mil barris de óleo por dia. Os testes preliminares, que antecederam o TLD, mostraram que essa área tem um óleo de 27º API e volumes recuperáveis de 280 milhões de barris.

O bloco fica entre os campos de Pampo e Espadarte, no sul da Bacia de Campos, localizado entre 350 metros e 1,5 mil metros de profundidade de água.

Fonte Site ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário