Baleia de espécie jubarte está encalhada morta na Praia de Santa Clara
Uma baleia da espécie jubarte, também conhecida como baleia-preta ou baleia-cantora, mamífero marinho que vive em mares do mundo amanheceu encalhada morta na praia de Santa Clara, litoral de São Francisco de Itabapoana, nesta quinta-feira, 06-09. Alguns pescadores, entretanto, desde ontem, 05, já avistaram a baleia distante da praia já sem vida.
Segundo informações do pescador Cláudio tartarugueiro do projeto Tamar a baleia teria vindo do litoral do Espírito Santo e, próximo do litoral de São Francisco de Itabapoana ao aproximar-se da costa, acabou presa as redes de pesca. "Ela já estava morta quando se prendeu as redes. Somente hoje, de madrugada a maré acabou levando-a até a praia", disse Cláudio.
Uma equipe de biólogo e ambientalistas está na praia para investigar a causa da morte da baleia. Parte da cauda foi cortada e foi parar no litoral em frente ao Parque de Energia Eólica.
A baleia está encalhada morta na direção do Hotel Mineirão em Santa Clara.
Os machos da espécie medem de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17. O peso médio é de aproximadamente 40 toneladas, sendo que o maior exemplar já visto possuía 19 metros. (Fotos de Rosane Berto da equipe do Blog do Paulo Noel. )
Nenhum comentário:
Postar um comentário