quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

NOVO DIRETOR DO C.E.JOAQUIM GOMES CRESPO  DE PRAÇA FALA SOBRE SEUS  DESAFIOS E PROJETOS PARA ESCOLA

Por: Genecy Filho

Após dez anos sob o comando da Professora Marinete Cajueiro do Amaral, o Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo inicia o ano letivo de 2013 sob nova direção. Quem aceitou a tarefa de comandar a Escola  foi o Professor Wagner Pimentel de Abreu que enfatizou que sem a participação da comunidade a revitalização do Joaquim não acontecerá e quem sairá perdendo são os próprios moradores locais e comunidades circunvizinhas.

Conceituado professor de Matemática e gozando da simpatia de funcionários e alunos, o Professor Wagner Pimentel de Abreu aceitou o convite para dirigir o Joaquim mesmo sabendo dos enormes desafios que irá enfrentar visando resgatar o prestígio que a Escola sempre teve.

  Para falar sobre essa nova fase do Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo, sobre seus planos e sobre a importância da comunidade nessa nova caminhada que se inicia o Professor Wagner recebeu a equipe do  Blog Alô a Todos para conceder uma entrevista.

Blog Alôatodos: Professor, o que levou você a aceitar assumir a direção do C. E. Joaquim Gomes Crespo?

Já possuo 17 anos engajado na profissão de educar, sendo 8 anos em Praça João Pessoa e com isso pretendi esta função para poder usar minha experiência, somada com a dos meus colegas e com isso podermos passar aos nossos alunos um pouco de nossa experiência de vida, e que eles construam suas bases num contexto repleto de boas informações intelectuais, culturais e educacionais. 

Blog Alôatodos: Qual será o principal desafio no inicio de sua gestão?

Professor Wagner: O desafio maior nesse inicio será conseguir com que funcionários, professores, alunos e comunidade reconheçam o novo modelo de gestão e apoiem, pois temos pais da comunidade que matriculam seus filhos em outras unidades escolares, não confiando no que propomos em nossa unidade de ensino.

Blog Alôatodos: Por quê esse será o maior desafio?

Professor Wagner:  Porque após dez anos seguidos da gestão anterior, muitos vícios foram criados e reforçados. Sendo que alguns desses vícios trouxeram grandes prejuízos para o andamento da Escola e favoreceram ao surgimento da imagem negativa perante a comunidade

Blog Alôatodos: Essa imagem negativa tem fundamento?

Professor Wagner: Na minha avaliação pessoal não. Concordo que temos algumas limitações que não cabe à direção resolver. Mas há outras que dá para resolver internamente. Um comentário mentiroso que fazem sobre a Escola é sobre a falta de professores. Pura maldade! Desde muito tempo que nossa Escola é a primeira a fechar o quadro de horário com todos os professores.  Se fizermos uma avaliação mais criteriosa encontraremos muitas conquistas que não são do conhecimento da comunidade e que nada tem a ver com e imagem negativa da Escola.


Blog Alôatodos: Fale sobre tais conquistas.

Professor Wagner: No ano de 2012, já ocorreram algumas conquistas. Temos aproximadamente de 15 a 20 alunos matriculados em cursos técnicos oferecidos pelo governo estadual (PRONATEC, SENAI, SENAC); alunos matriculados em várias faculdades; participação dos formandos na avaliação do ENEM; atingimos todas as metas propostas pela SEEDUC no ano de 2012; entre outras.

Blog Alôatodos: E os projetos para 2013? Quais são suas metas enquanto Gestor?

Professor Wagner: Inicialmente e conquistar a credibilidade da comunidade local, como meta para 2013 implantaremos a modalidade de ensino (NOVA EJA) Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, previsto para julho, ainda este ano teremos 04 projetos internos, envolvendo escolaxalunoxprofessoresxcomunidade; onde ficará claro que a presença da comunidade na escola e de grande importância.

Blog Alôatodos: Como o senhor pretende fazer com que a comunidade volte a confiar no Joaquim matriculando seus filhos?

Professor Wagner: Demonstrar para a comunidade que entramos num período de mudanças, pois estamos em um momento de reestruturação, tanto física como administrativa; precisamos ter mais envolvimento no que se referem a reuniões, projetos e confraternizações. E que nossa unidade escolar precisa da parceria com toda a comunidade local.

Blog Alôatodos: Que mensagem você gostaria de deixar para comunidade?

Professor Wagner: Primeiro, gostaria de convidar a comunidade para visitar a Escola e saber dos projetos que temos para 2013. Nessa visita, eles saberão como ajudar a Escola a crescer. Quando uma comunidade prefere mandar seus filhos para outra comunidade para estudar tendo aqui o mesmo curso, os mesmos professores, é uma demonstração de desvalorização do próprio local onde mora. Uma comunidade  procura reconhecer os problemas da Escola e ajudar a resolvê-los. Uma comunidade forte e unida, tem instituições igualmente fortes. Sem a força da comunidade e sem as cobranças  nada funciona. Na minha gestão vou adorar receber pais e responsáveis todos os dias cobrando melhorias e agradecendo quando for o caso. Segundo, gostaria de fazer um apelo a vocês pais que estudaram no Joaquim e sentem saudades. Demonstrem esse carinho acreditando novamente na Escola matriculando seus filhos e ajudando a cobrar mudanças.

Blog Alôatodos: Deixe sua última mensagem (por hoje).
Professor Wagner:


 Gostaria de reafirmar que eu sozinho não conseguirei nada. O Joaquim só voltará a ser grande se professores, alunos, funcionários de apoio e administrativos e, principalmente a comunidade ajudar a direção na busca por melhorias. São pequenas contribuições que tornarão o Joaquim grande. Espero retornar a esse veículo de comunicação para agradecer a presença da comunidade na Escola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário