segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Gastronomia-A çaí branco faz bem à saúde

Prato com peixe acompanhado de açaí branco e roxo (Foto: Divulgação/Facebook)

Muito saudável e saboroso o açaí roxo já tomou conta do Brasil. É muito difícil encontrar alguém no país que já não tenha se rendido a um delicioso açaí na tigela, não é mesmo? E o açaí branco, você já ouviu falar? Essa fruta, o açaí, que tem origem no norte do país, possui algumas variedades, dentre elas o açaí branco, também conhecido como açaí tinga, que é muito consumido no Pará e pouco a pouco está se espalhando por todo país.
O açaizeiro é uma palmeira encontrada na região amazônica e recebe o nome científico de Euterpe olerace. Pelos índios o açaí é conhecido como "içá-çai" que significa "fruta que chora".O açaí branco é uma variedade desse fruto e, embora tenha esse nome popular, quando maduro tem a cor verde e resulta em um suco da cor creme esverdeada. É muito pequeno medindo em média apenas 1,5 cm de diâmetro. A produção desse fruto é bem menor que a do açaí roxo, por isso ele é mais facilmente encontrado e consumido no Pará, onde é produzido. Esse fruto é um pouco mais gorduroso, possui um gosto mais suave que o açaí roxo e muitos acham que ele lembra o sabor do abacate.
O consumo de açaí na região norte não se restringe apenas a tigela com granola e banana, como na região sudeste, mas também acompanhando pratos salgados como peixes e carnes. No estado paraense o jeito mais comum de comer é misturar a fruta a farinha de mandioca e açúcar. Além disso, são feitos sucos, vinhos, cremes, molhos entre outras deliciosas receitas. Para quem for visitar Belém, pode conhecer e degustar o açaí branco no mercado da cidade ou no Point do açaí, na Rua Veiga Cabral, 450, esquina com Bom jardim, que oferece o açaí branco como acompanhamento de  diversos pratos da culinária paraense.
O açaí branco pouco a pouco se espalha pelo país e é usado nos mais diversificados pratos da gastronomia brasileira. Em São Paulo, no restaurante Clos de Tapas, os chefes Ligia Karazawa e Raul Jimenez criaram uma receita que chamam de "Guacamole Amazônico", feito com polpa do abacate, açaí branco, mandioca cozida, tomate e cebola. Já no Rio de Janeiro a Gelateria Vero, em Ipanema, disponibiliza em seu cardápio o sorvete de açaí branco.
Quem quiser comer a versão branca da fruta em casa a sugestão é  fazer o "Ravióli de açaí preto com molho de açaí branco". A massa do ravióli é feita com ovos, açaí preto roxo, farinha de trigo e azeite de oliva. Para o molho, os ingredientes são açaí branco, molho bechamel, açúcar, sal, manteiga e cebola. O recheio é feito com castanha do Pará e queijo de búfala. Um prato delicioso feito com produtos típicos da região norte do país.
Comer açaí é muito saudável, pois é uma fruta muito nutritiva, e apesar de ter um alto teor de gordura, contêm e Omegas 6 e 9.  Também fornece fibras, carboidratos, muita vitamina E, algumas proteínas e minerais como Manganês, Ferro, Zinco, Cobre, Cromo, além  de muitos antioxidantes. Estudos recentes mostram que essa fruta pode ter papel importante na saúde sendo usada como antiinflamatório, no tratamento de diabetes tipo 2, na síndrome metabólica, no tratamento de câncer e no retardamento do envelhecimento. O açaí está sendo incluído  nos hábitos alimentares dos brasileiros. Está é apenas uma das delícias e dos encantos da região norte do país.

fonte:Yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário