sábado, 23 de março de 2013

A previsão é que a escola técnica seja implantada no Jardim Atlântico, próximo à Estrada do Contorno.

Rio das Ostras está próximo de anunciar a primeira Escola Técnica Federal a ser instalada na cidade. O prefeito Sabino se reuniu com representantes dos Institutos Federais Rio de Janeiro (IFRJ) e Fluminense (IFF) – antigos CEFET – a fim de viabilizar a implantação de uma unidade de educação profissional no município. 

Durante o encontro, realizado na última semana, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, foram definidos os próximos passos para que Rio das Ostras receba o Instituto Federal.


Após a reunião, Sabino convidou os participantes para conhecer uma das escolas do município, nos mesmos moldes do prédio que deve servir de sede ao IF. A previsão é que a escola técnica seja implantada no Jardim Atlântico, próximo à Estrada do Contorno. O prefeito destacou, ainda, a importância da iniciativa para que a população riostrense tenha mais e melhores oportunidades. 

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite, enfatizou o aspecto inovador da parceria, uma vez que esta é a primeira experiência em que os dois institutos federais promoverão atividades educacionais conjuntas no mesmo município. “São duas instituições renomadas que darão a oportunidade ao estudante vivenciar uma riqueza cultural imensurável. Nosso objetivo é oferecer aos munícipes qualidade na educação em todos os níveis”, completa. 

O reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas Pereira, elogiou a estrutura do modelo oferecido pelo município e reiterou que há grandes chances do MEC aprovar o projeto. Inicialmente, o espaço receberá cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, por ser a implantação mais rápida. “Os cursos profissionalizantes dependem de processos mais complexos junto ao MEC, por isso, a ideia é reforçar, num primeiro momento, a parceria com o Pronatec”, observa o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRJ Marcos Tadeu Couto, que representou o reitor do IFRJ, Fernando Gusmão no encontro. 

Está previsto o oferecimento de cursos profissionalizantes na área de mecânica, construção civil e naval, ambiente, análises clínicas e turismo. “Os cursos estão sendo articulados de acordo com a vocação da região. O que pensam os empresários que investem aqui a médio e longo prazo, a rede hoteleira e, também, a Prefeitura. Os cursos serão voltados para o mundo de trabalho considerando não apenas Rio das Ostras, mas a região”, explica Eronei.

fonte:Blog Rio das Ostras Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário